A
Semana da Crítica é uma secção paralela do festival de Cannes, que decorrerá de 17 a 25 de maio e se destina a divulgar novos talentos do cinema, primeiras e segundas obras de realizadores de todo o mundo.
João Pedro Rodrigues foi convidado para presidir ao júri que atribuirá o prémio Descoberta à melhor das dez curtas-metragens selecionadas para a competição.

O realizador de
«Fantasma»,
«Odete» e
«Morrer como um homem» é descrito pela organização como «a grande revelação do cinema português dos últimos anos». No ano passado, o cineasta português integrou outro júri no festival de Cannes, encarregado de escolher os melhores filmes enviados por escolas e universidades.

João Pedro Rodrigues teve já duas participações com filmes seus em edições anteriores de Cannes: «Odete» (2005) passou na Quinzena dos Realizadores e «Morrer como um homem» (2009) foi exibido na secção Un Certain Regard.

O Grande Prémio da Semana da Crítica, que distingue a melhor longa-metragem das sete produções a concurso, será atribuído por um júri presidido pelo realizador francês
Bertrand Bonello.

A Semana da Crítica deu a conhecer ao longo da sua história, realizadores como
Bernardo Bertolucci,
Ken Loach,
Wong Kar Wai e
Jacques Audiard.

Foto de: Guillaume Horcajuelo