Existem atores secundários no cinema e na televisão americana que o grande público não reconhece pelo nome, mas que basta ver uma imagem para se tornaram familiares: veterano com mais de 200 créditos em 35 anos de carreira, Jon Polito era um desses casos.

A notícia da sua morte aos 65 anos foi dada pelo realizador John McNaughton no seu Facebook. O sítio TMZ esclareceu que morreu na quinta-feira após serem desligadas as máquinas que o mantinham vivo no hospital, depois de ficar em coma no domingo. Entre várias doenças que o afligiam nos últimos anos, Jon Polito enfrentava um melanoma desde 2008.

A sua carreira começou pela televisão em 1981 e, como tantos descendentes de italianos, no papel de um criminoso na minissérie "The Gangster Chronicles", um tipo de casting que se repetiria muitas vezes.

Ainda assim, o seu melhor trabalho mais importante no pequeno ecrã foi o do detetive Steve Crosetti na aclamada série "Homicide: Life on the Street" (1993-94), que passou em Portugal na RTP-2 com o título "Departamento de Homicídios".

No cinema, o natural de Filadélfia teve papéis em "Duelo Imortal" (1986), "Derradeiro Combate" (1988) e "O Caloiro da Máfia" (1990) e a sua carreira, como diria mais tarde, mudou graças aos irmãos Joel e Ethan Coen,  e o papel de Johnny Caspar em "História de Gangsters" (1990).

Para os mesmos realizadores fez ainda "O Grande Salto" (1994) e "O Barbeiro" (2001), mas são outros dois grandes filmes que se destacam: "Barton Fink" (1991), onde o papel de Lou Breeze foi escrito especialmente para ele, mas que recusou várias vezes; e principalmente "O Grande Lebowski", onde era o extravagante detetive privado Da Fino, que começava por infernizar a personagem de Jeff Bridges antes de se tornar um aliado.

Para além da popularidade conquistada graças a "Reverse Peephole", um dos episódios mais famosos de "Seinfeld" e vários episódios da série "Uma Família Muito Moderna", "As Aventuras de Rocketeer" (1991), "O Corvo" (1994), "O Pequeno Stuart Little" (1999), "O Alfaiate do Panamá" (2001), "Flags of Our Fathers - As Bandeiras dos Nossos Pais" (2005), "Gangster Americano" (2007), "Força Anti-Crime" (2013) e "Olhos Grandes (2014) foram outros filmes de maior projeção em que participou.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.