O anúncio das nomeações para a 96.ª cerimónia dos Óscares a 23 de janeiro reservou duas grandes surpresas: as ausências de Greta Gerwig e Margot Robbie nas suas respetivas categorias, Melhor Realização e Melhor Atriz, pelo filme "Barbie", o maior sucesso de bilheteira de 2023.

As "rejeições" geraram muitas críticas, tanto dos fãs nas redes sociais como dos colegas que foram nomeados (Ryan Gosling e America Ferrera) e até de uma antiga Primeira-Dama dos EUA e Secretária de Estado dos EUA (Hillary Clinton).

Veja aqui a lista completa de nomeados aos Óscares
Veja aqui a lista completa de nomeados aos Óscares
Ver artigo

Mas Margot Robbie escolheu ver pelo lado positivo: depois de ter sido um fenómeno cultural, "Barbie" está nomeado para oito Óscares.

"Não há forma de ficar triste quando se sabe que se é tão abençoado”, disse na terça-feira à noite durante um debate na sede do sindicato dos atores de Hollywood (SAG), citada pela revista Variety.

"Obviamente que acho que a Greta devia ter sido nomeada como realizadora, porque o que ela fez é uma coisa que é única numa carreira, numa vida, o que conseguiu fazer. Mas foi um ano incrível para todos os filmes", notou.

Apesar das ausências, Robbie está nomeada enquanto produtora do Melhor Filme e Gerwig pelo Argumento Adaptado, e atriz deixou claro que está "para lá de extasiada" pelas oito nomeações ao todo para "Barbie".

"Todos receberem as nomeações que receberam é simplesmente incrível, e a nomeação de Melhor Filme”, garantiu.

A atriz e produtora recordou que o impacto de "Barbie" quando chegou aos cinemas em julho do ano passado e que "as reações das pessoas ao filme têm sido a melhor recompensa de toda esta experiência".

"Propusemo-nos fazer algo que mudasse a cultura, afetasse a cultura, que fizesse algum tipo de impacto. E já fez isso e para lá disso, muito mais do que alguma vez sonhámos", disse.

"Nunca fiz parte de algo assim. Não assim. Fiz coisas da bandas desenhada e gera uma grande reação, mas isto pareceu muito diferente. Ainda parece muito diferente. E não consigo pensar numa época em que um filme tenha tido este efeito na cultura. E é incrível estar no centro da tempestade”, resumiu.

A cerimónia dos Óscares está marcada para 10 de março em Los Angeles.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.