Erik Bauersfeld, que deu a voz ao almirante Ackbar, um dos comandantes das forças da Resistência em "O Regresso de Jedi" e voltou recentemente para "Star Wars: O Despertar da Força", morreu esta segunda-feira em sua casa com 93 anos.
Bauersfeld não era um ator: foi diretor dos departamentos de drama e literatura da rádio KPFA durante 31 anos.
A entrada na saga foi acidental, como recordou num depoimento para a rádio não-lucrativa: estava na Lucasfilm a trabalhar num projeto de rádio quando o 'designer' de som Ben Burtt lhe pediu para ler para Ackbar.
Pelas suas palavras, a voz surgiu-lhe assim que lhe mostraram uma imagem da personagem, que demorou uma hora a gravar.
Em "O Regresso de Jedi", pertence-lhe uma das frases memoráveis: "It's a trap!" [É uma armadilha], quando as forças da aliança parecem estar a perder o confronto com as do Império durante o ataque à nova Estrela da Morte.
Para o mesmo filme, também acabou por ser a voz de Bib Fortuna, o maldoso assistente de Jabba the Hutt, para mais 30 minutos de gravação.
Seria novamente Acbkar no videojogo "Star Wars: X-Wing"(1993) e "Star Wars: O Despertar da Força" (2015), de J.J. Abrams.
Steven Spielberg também contou com a sua voz para "A.I. Inteligência Artificial" (2001), tal como Guillermo Del Toro para "Crimson Peak: A Colina Vermelha" (2015).
Comentários