A primeira edição do Maré Negra, mostra de cinema de terror e fantástico, arranca esta sexta-feira no Cine-Solmar, em Ponta Delgada, com a projeção de filmes que pretendem, segundo a organização, provar que 'o terror vive de vários conceitos'.

'Nós vamos ter quatro filmes, a seleção foi feita com o objetivo de refletir algum do melhor cinema feito nessa área na última década. Com um certo toque provocador, pretendemos esbater alguns conceitos que estão sempre associados ao terror. Há sempre a ideia de que o cinema de terror vive de muito sangue, de membros cortados ou de pessoas que descem a caves mal iluminadas e neste caso não se passa nada disto', adiantou Henrique Ferreira, da promotora Sem Fitas.

A abrir esta mostra de cinema, que arranca às 18:30 locais (19:30 em Lisboa), está '48', de Susana Sousa Dias, um documentário de 2010 acerca da tortura exercida sobre os presos políticos ao longo da ditadura em Portugal.

"O Senhor Babadook", de Jennifer Kent, "Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa", de Ana Lily Amirpour, e "Vai Seguir-te", de David Robert Mitchell, são os restantes filmes que vão ser exibidos nas noites de sexta-feira e sábado.

A organização, que está a cargo da Sem Fitas e do 9500 CineClube, refere que o Maré Negra vai mostrar 'as melhores obras de terror produzidas internacionalmente nos últimos anos' e que, apesar de não se tratar do terror puro e duro, 'vai causar o susto'.

'As pessoas vão levar uma relação interessante com filmes que fogem ao que é expectável. O terror vive da possibilidade de a pessoa ter um ambiente controlado de susto, porque é sempre interessante desafiarmos os nossos próprios receios e é sempre melhor levar companhia', sugeriu Henrique Ferreira.

A organização pretende que esta primeira edição do Maré Negra seja 'uma antecâmara para um certame de maior dimensão' e está a equacionar a organização de um festival dedicado ao cinema de terror e fantástico.

A entrada custa quatro euros por filme ou 12 euros para assistir a toda a mostra de cinema. A lotação é de 80 espectadores por sessão.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.