A edição de 2009 do
Nippon Koma propõe uma nova selecção de obras, na sua maioria recentes, de enorme originalidade e qualidade artística. Entre as sessões dedicadas a cinema documental será possível assistir, por exemplo, a
«Fence». A existência de uma base militar americana nas montanhas de Ikego, perto de Tóquio, torna a zona de acesso limitado ao mais comum dos cidadãos. A relocalização involuntária dos habitantes locais e a privação do seu território natal tem originado um debate extremamente politizado e a criação de vários grupos de protesto, sobre os quais se debruça este trabalho de
Toshi Fujiwara.

«Mental», de
Kazuhiro Soda, dá-nos a conhecer o Dr. Yamamoto Masatomo, médico psiquiatra na clínica Chorale Okayama no Japão. O documentário acompanha os métodos de trabalho do médico junto dos pacientes para, de uma forma humanista, imergir no mundo da doença mental e levantar questões fundamentais do nosso tempo.

A selecção de trabalhos de animação propõe obras de diferentes gerações e estilos artísticos, de entre as quais se podem evidenciar duas.
«Mind Game», de
Masaaki Yuasa combina uma variedade de técnicas de animação para nos contar como Nishi, a personagem principal, morre, vai para o céu, discute com Deus, ressuscita, viaja no tempo e é engolido por uma baleia.

Em
«The Sky Crawlers»,
Mamoru Oshii, mostra-nos um universo paralelo, onde as crianças nunca chegam a adultos e onde reina permanentemente a paz. Tal contexto utópico e idealizado obriga à criação de uma guerra fictícia, que torne o ambiente mais «real». Consequentemente, é criado um exército de «Kildren» – pilotos adolescentes, treinados para morrer em batalha. Certo dia, o piloto Yuichi conhece Suito, uma comandante que parecia saber mais sobre Yuichi e os Kildren do que à primeira vista se poderia supor.

A programação completa pode ser vista no
site oficial.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.