Do musical à comédia, da animação ao «thriller», da ficção científica ao fantástico, a nova temporada cinematográfica promete muitos filmes de encher o olho, que já há muito dão que falar. Por ordem de estreia em Portugal, eis as 14 películas mais esperadas até ao final de 2009.
Antichrist - O mais recente filme de Lars von Trier surge envolvido na controvérsia que habitualmente persegue o trabalho do realizador dinamarquês. Desta vez, além das polémicas religiosas a que o próprio título já se presta, há acusações de misoginia e de violência sexual explícita, nesta história de um casal fechado numa cabana no bosque em expiação de traumas passados. Charlotte Gainsbourg ganhou o prémio de melhor actriz em Cannes por este filme.
Estreia a 22 de Outubro.
Michael Jackson - This is it - Este filme, que surge na sequência do falecimento do autor de «Thriller», é um documentário focado nos ensaios para a tourné que o cantor preparava na altura da sua morte. Kenny Ortega, o coreógrafo do espectáculo e autor da trilogia
«High School Musical», será o realizador da película, que fará também uma retrospectiva da carreira de Jackson e conterá algumas sequências a 3 Dimensões.
Estreia a 28 de Outubro.
O Delator! - O novo filme de Steven Soderbergh com Matt Damon é uma comédia negra baseada num livro do jornalista Kurt Eichenwald sobre uma conspiração para a subida de preços da lisina a meados dos anos 90. Damon engordou 10 a 15 quilos para interpretar o vice-presidente de uma gigantesca companhia da área agro-alimentar que se torna delator para o governo.
Estreia a 29 de Outubro.
O Fantástico Sr. Raposo - Wes Anderson vai estrear-se na realização de filmes de animação com esta adaptação em «stop-motion» do livro homónimo de Roald Dahl. A história sobre as tentativas de um grupo de fazendeiros que tenta apanhar o Senhor Raposo que lhe rouba as galinhas, terá um elenco vocal de luxo: George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray, Owen Wilson, Willem Dafoe, Brian Cox e Jason Schwartzman.
Estreia a 5 de Novembro.
Um Caso Sério - É o novo filme dos irmãos Joel e Etahn Coen, que voltam ao terreno da comédia negra para contar a história do professor Larry Gopnick que, em 1967, faz um balanço de toda a sua vida ao ver que a mulher se prepara para deixá-lo pelo facto do seu irmão não sair lá de casa. O elenco não tem estrelas mas actores de composição de largo currículo, como Michael Stuhlbarg, Richard Kind e Simon Helberg.
Estreia a 5 de Novembro.
2012 - O filme catástrofe da temporada, pelo mão do cineasta que mais se especializou nas fitas de catástrofe global, Roland Emmerich. Desta feita, a inspiração surge na antiga lenda maia que diz que haverá uma calamidade planetária durante o solstício de Inverno do hemisfério norte m 2012. Esta história de sobrevivência é protagonizada por John Cusack, Amanda Peet, Danny Glover, Thandie Newton e Woody Harrelson.
Estreia a 12 de Novembro.
The Imaginarium of Dr. Parnassus - O filme que se viu forçado a repensar toda a sua lógica interna quando o seu protagonista, Heath Ledger, morreu a meio da rodagem. O realizador Terry Gilliam, especialista em rodagens aziagas, resolveu a situação suplementando a interpretação do actor com as de Johnny Depp, Colin Farrel e Jude Law, que surgem como faces diferentes da mesma personagem, num filme onde a fantasia é palavra de ordem.
Estreia a 12 de Novembro.
Um Conto de Natal - Terceira incursão de Robert Zemeckis pelo filme em «motion capture» e segunda dedicada ao Natal, após «Polar Express». A adaptação do mítico livro de Charles Dickens terá Jim Carrey como protagonista total, não só no papel do avarento Ebenezer Scrooge como também no dos Fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro. A exibição será também a 3 Dimensões.
Estreia a 12 de Novembro.
Capitalism: A Love Story - Nova investida de Michael Moore contra o status quo norte-americano, desta feita apontando a mira à crise financeira que arrancou em 2007 e à transição da administração de George W. Bush para a de Barack Obama. Pplémica não há de faltar, até porque o cineasta irá também apontar o dedo aos recentes pacotes de estímulo à economia criados pelo governo norte-americano.
Estreia a 26 de Novembro.
Lua Nova - A sequela do super-êxito «Crepúsculo», que adapta o segundo livro da série de romances que é a loucura do momento, assinada por Stephenie Meyer, sobre os amores e desamores de vampiros adolescentes. Chris Weitz substitui Catherine Hardwicke atrás das câmaras mas o elenco mantém-se intacto, incluindo as novas estrelas Robert Pattinson e Kristen Stewart.
Estreia a 26 de Novembro.
O Sítio das Coisas Selvagens - Baseado num livro infantil mítico no contexto anglo-saxónico, escrito e ilustrado por Maurice Sendak, o filme cruza imagem real com efeitos de animatrónica, marionetas e animação por computador. A história do garoto solitário que faz amizade com monstros felpudos é levada ao ecrã com a verve habitual de Spike Jonze, cuja integração no trailer do «Wake Up», dos Arcade Fire, já dá bem a dimensão do mundo onírico que terá conseguido criar.
Estreia a 26 de Novembro.
Nove - O filme de todas as estrelas, baseado no musical de sucesso da Broadway, por sua vez inspirado no
«Oito e Meio de Fellini». Rob Marshall, o realizador de «Chicago», assina esta fita de luxo com um elenco de encher o olho: Daniel Day-Lewis, Nicole Kidman, Marion Cotillard, Penélope Cruz, Judi Dench, Sophia Loren, Kate Hudson e Fergie.
Estreia a 3 de Dezembro.
Avatar - Steven Spielberg já disse que este seria «o filme que vai mudar tudo». A película marca o regresso de James Cameron à realização de longas-metragens de ficção 12 anos após o mega-sucesso de «Titanic», e injecta na sua história de ficção científica efeitos visuais verdadeiramente revolucionários, com um aproveitamento único das 3 Dimensões. É o filme mais antecipado de todos os que hão de estrear até final de 2009.
Estreia a 17 de Dezembro.
Sherlock Holmes - Uma versão mais bem humorada e orientada para a acção da personagem lendária de Arthur Conan Doyle, filtrada pela sensibilidade máscula e enérgica de Guy Ritchie. Robert Downey Jr. e Jude Law dão o corpo ao manifesto como Sherlock Holmes e Dr. Watson num filme que não deverá ser para puristas do detective vitoriano.
Estreia a 31 de Dezembro.
Comentários