Era uma luta antiga que finalmente teve sucesso.

Esta quinta-feira, o Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou uma nova categoria competitiva para os Óscares: a de Melhor Casting (elenco) ("best achievement in casting").

Veja aqui a lista completa de nomeados aos Óscares
Veja aqui a lista completa de nomeados aos Óscares
Ver artigo

É a primeira categoria criada desde a de Melhor Longa-Metragem de Animação em 2001 e o culminar de uma luta que vem desde o final da década de 1990 pelo reconhecimento do trabalho dos profissionais envolvidos no processo de seleção dos elencos de atores para os filmes.

"Os diretores de casting desempenham um papel essencial na produção cinematográfica e, à medida que a Academia evolui, temos orgulho de adicionar o 'casting' às disciplinas que reconhecemos e celebramos. Damos os parabéns aos nossos membros do ramo dos diretores de casting por este marco emocionante e pelo seu empenho e diligência ao longo deste processo”, destacaram o CEO da Academia Bill Kramer e a Presidente Janet Yang no comunicado oficial.

Os representantes desta classe - Richard Hicks, Kim Taylor-Coleman e Debra Zane -, por seu lado, reagiram à criação da nova categoria afirmando que resulta "dos esforços" dos profissionais e que é "um reconhecimento merecido".

A nova categoria competitiva, que passa a ser a 24.ª, irá começar com a 98.ª cerimónia, que distinguirá os filmes lançados em 2025. As condições de elegibilidade dos candidatos à nomeação e para a sua escolha serão divulgadas em abril de 2025.

O departamento de diretores de 'casting' da Academia de Hollywood foi criado em julho de 2013, reunindo atualmente cerca de 160 profissionais.

Ainda a lutar pelo seu reconhecimento nos Óscares estão os duplos de cinema.

A 96.ª cerimónia está marcada para 10 de março.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.