A portuguesa Regina Pessoa está entre as 928 personalidades convidadas esta segunda-feira para se juntarem à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que todos os anos vota os Óscares.

A realizadora de curtas como "História Trágica com Final Feliz" (2006) e "Kali, O Pequeno Vampiro" (2012) foi convidada pelo comité das Curtas e Longas-Metragens de animação.

ATUALIZAÇÃO: a reação de Regina Pessoa.

Também na lista divulgada no site da Academia estão os Nelson Ferreira e Luís Sequeira, ambos canadianos com raízes em Portugal, nomeados este ano por "A Forma da Água" e convidados respectivamente pelos comité de Som e Guarda-Roupa.

O realizador moçambicano Pedro Pimenta e vários nomes do cinema brasileiro, como a atriz Alice Braga, a realizadora Maria Augusta Ramos e o músico Carlinhos Brown, também se encontram na lista de convidados.

As 928 pessoas representam 59 países e 49% são mulheres e 38% de cor, as maiores percentagens de sempre.

Após os 683 convites endereçados em 2016 e os 774 do ano seguinte, esta é a terceira vez consecutiva que a Academia bate recordes, reforçando a aposta na promoção da diversidade e carácter internacional da organização, após as críticas intensas que recebeu nos últimos anos por causa da sua composição, culminando no protesto #OscarsSoWhite.

Ganhar o Óscar não chega: Kobe Bryant foi rejeitado pela Academia
Ganhar o Óscar não chega: Kobe Bryant foi rejeitado pela Academia
Ver artigo

Entre os convidados, destaque para as escritoras J.K. Rowling e Laura Esquivel e os músicos Kendrick Lamar, Sufjan Stevens, Questlove, mas a maior contribuição para os 928 vem do comité que já é o mais representado na Academia: o dos atores.

A Timothée Chalamet e Daniel Kaluuya, nomeados este ano para os Óscares por "Chama-me Pelo Teu Nome" e "Foge", juntam-se talentos em ascensão e veteranos como Emilia Clarke, Daisy Ridley, Amy Schumer, Diane Kruger, Eva Green, Blake Lively, Liv Tyler, Evan Rachel Wood, Carmen Maura, Ricardo Darín, Léa Seydoux, Pedro Pascal, Javier Cámara, Lily Collins, Tahar Rahim, Abigail Breslin, Chloë Grace Moretz, Gemma Arterton, Mark Strong, Taron Egerton, Rossy De Palma, Hank Azaria, Christine Baranski, Kal Penn, Sofia Boutella, Anna Chlumsky, Gina Rodriguez , Jada Pinkett Smith, Jennifer Grey, Lena Headey, Emmanuelle Seigner, Andy Lau, Takeshi Kaneshiro, Anil Kapoor, Amber Tamblyn, Juno Temple, Ben Whishaw e Michael K. Williams.

Pelos realizadores, surgem por exemplo Laurent Cantet, Michel Gondry, Luca Guadagnino, Marco Bellocchi, Hong Sang-Soo, Jean-Pierre Jeunet, Andy Muschietti, Ruben Östlund, Alice Rohrwacher e Béla Tarr.

As escolhas foram feitas por comités que representam as 17 comités da Academia (Atores, Realizadores, etc.), que fazem a revisão das candidaturas que são apresentadas por pessoas que desejam juntar-se à Academia, mas também têm o poder de identificar e convidar profissionais por sua iniciativa.

As listas são a seguir apresentadas ao Conselho de Governadores, que tem membros eleitos de todas os comités, que aprova as seleções.

Segundo a academia, os membros convidados são de várias gerações, da adolescente norte-americana Quvenzhané Wallis, protagonista no filme "Bestas do Sul Selvagem", à atriz britânica Eileen Atkins, de 84 anos.

Quase todos os convidados aceitam o convite, mas existem excepções: Viggo Mortensen foi convidado após ser nomeado pelo filme "Promessas Perigosas" em 2007, mas recusou; o ano passado, quando voltou a estar na corrida por "Capitão Fantástico", disse a vários meios de comunicação social que provavelmente agora aceitaria. O respetivo comité tomou nota pois renovou o convite.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.