A atriz espanhola Penélope Cruz receberá no próximo Festival Internacional de Cinema de San Sebastián o prémio honorário Donostia, em reconhecimento pela sua carreira, e será a imagem do cartaz oficial, anunciou a organização do evento.

"Penélope Cruz (Madrid, 1974) é a atriz espanhola de maior reconhecimento internacional", afirma em comunicado o festival da cidade basca, destacando que, na sua prolífica carreira, a intérprete recebeu, entre outros prémios, um Óscar e três Goya.

"Recebo a notícia repleta de emoção e agradecimento ao Festival de San Sebastián por conceder esta imensa honra, num lugar que tive o prazer de visitar desde muito jovem e viver momentos muito emocionantes", disse a atriz, citada no comunicado.

A atriz espanhola é mundialmente conhecida pelos seus trabalhos com Pedro Almodóvar ("Tudo Sobre a Minha Mãe", "Volver"), Woody Allen ("Vicky Cristina Barcelona", "Para Roma, com amor"), Fernando Trueba ("Belle Époque") ou o iraniano Asghar Farhadi ("Todos Sabem").

"Estamos felizes que Penélope Cruz, uma atriz maravilhosa que admiramos e cujos passos acompanhamos desde o início da sua carreira, tenha aceite ser a imagem do Festival de San Sebastián e receber o Prémio Donostia", afirmou o diretor do festival, José Luis Rebordinos.

A última vez que Penélope Cruz compareceu em San Sebastián foi para a apresentação de "Loving Pablo" (2017), o filme sobre Pablo Escobar, interpretado pelo seu marido Javier Bardem.

A 67ª edição de San Sebastián acontecerá de 20 a 28 de setembro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.