O
Surf at Lisbon Film Fest (S.A.L.) «tem como objetivo, dinamizar a atividade e produção cinematográfica da modalidade, promovendo intercâmbios a nível internacional nas áreas da cultura, turismo e desporto, além de suprir uma lacuna para os cerca de 70.000 adeptos deste desporto», refere o texto de apresentação do festival, integrado na programação das Festas de Lisboa.

A iniciativa será aproveitada para «sensibilizar os participantes para as questões ecológicas, de preservação do meio ambiente e para uma utilização responsável dos recursos naturais, firmando o surf como modalidade desportiva responsável e embaixador da preservação do nosso planeta».

Durante os quatro dias de S.A.L., serão apresentados 38 filmes, selecionados de um total de 45 que se candidataram a esta primeira edição, provenientes, além de Portugal, de países como os Estados Unidos da América, o Reino Unido e o Brasil.

«A Deeper Shade of Blue», de Jack McCoy, precedido da curta-metragem «Blue Sway», do mesmo realizador, abre o festival, no dia 14, às 21h00. A exibição dos filmes em competição termina no dia 16, às 21h00, com a estreia de
«Idiosyncrasies», com a presença do realizador Patrick Trefz.

O dia 17, o último do certame, está reservado para a exibição de filmes fora de competição, como
«Summer One», de Tito da Costa, «o primeiro filme de surf português». A programação do festival é complementada com exposições, palestras e concertos.

O «foyer» do São Jorge irá acolher um «work in progress» do artista plástico
Pedro Zamith. Nas vitrines existentes naquele espaço estarão expostas pranchas trabalhadas pelo artista plástico Gonçalo Mar e o designer
Armando Gomes. Durante o festival, o São Jorge acolhe também uma exposição de fotografia de
Ricardo Bravo, acompanhada de textos do cronista de viagens
Gonçalo Cadilhe.

A música estará representada com espetáculos dos
Capitães da Areia, no dia 14, dos
Voodoo Marmalade, a 15, e dos
Capitão Fausto, a 16, e atuações de DJ.

O S.A.L. foi desenvolvido pela Surf at Lisbon Associação Cultural (SALAC) em coprodução com o cinema São Jorge e em parceria com a empresa municipal EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.