«Cosmopolis» foi selecionado hoje para a competição oficial do Festival Internacional de Cinema de Cannes, que decorrerá em maio em França, e terá estreia comercial em Portugal a 31 do mesmo mês, logo a seguir ao festival.

Para a estreia em Lisboa estarão presentes, segundo Paulo Branco, o protagonista do filme, o ator
Robert Pattinson, o realizador
David Cronenberg e o escritor
Don DeLillo, entre outros elementos do projeto.

O filme é uma adaptação para cinema do romance homónimo do escritor norte-americano Don DeLillo, que Paulo Branco sugeriu ao realizador canadiano David Cronenberg, daí que para o produtor português seja um «projeto muito particular».

«Cosmopolis» irá competir para a Palma de Ouro, o prémio máximo do festival e para Paulo Branco «estar em competição em Cannes é uma situação única».

«As expetativas eram muitas, sabíamos que o filme tinha agradado imenso, porque é excecional, reunir o David Cronenberg, o Robert e o Don DeLillo é um cocktail único», disse Paulo Branco.

A história de
«Cosmopolis» desenrola-se ao longo de 24 horas em Nova Iorque, é protagonizada pelo multimilionário Eric Packer, de 28 anos, que deambula pela cidade dentro de um carro de luxo.

Para o papel de Eric Packer foi escolhido o ator britânico Robert Pattinson, encabeçando um elenco que integra agora os franceses
Juliette Binoche e
Mathieu Amalric e o norte-americano
Paul Giamatti.

As primeiras imagens do filme foram exibidas em novembro no Lisbon & Estoril Film Festival, no qual estiveram alguns elementos da equipa como o próprio realizador, o ator Paul Giamatti e o diretor de fotografia, Peter Suschitzy.

Este é o 11º filme produzido por Paulo Branco a integrar a seleção oficial de Cannes.

Sobre o trabalho de produção de
«Cosmopolis», Paulo Branco disse que a relação «extremamente próxima» com Cronenberg «permitiu que o filme tivesse sido feito com alguma tranquilidade».

«Desde que o produtor acredite e se bata, quaisquer obstáculos são facilmente ultrapassados e arranjam-se soluções que são mais interessantes», disse.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.