"Se Esta Rua Falasse" e "Roma" foram os grandes vencedores dos Independent Spirit Awards, os prémios do cinema independente norte-americano atribuídos a menos de 24 horas dos Óscares.

O novo trabalho do Barry Jenkins, oscarizado por "Moonlight", ganhou Melhor Filme, Realização, Atriz Secundária (Regina King).

As nomeações e prémios dos Indie têm-se aproximado das dos óscares, mas este ano as escolhas das duas organizações foram muito diferentes. Nos Óscares, "Se Esta Rua falasse" surge apenas na corrida para atriz secundária, argumento adaptado e banda sonora.

Ethan Hawke e Glenn Close foram anunciados respetivamente como Melhor Ator e Atriz, por "No Coração da Escuridão" e "A Mulher". Close está nomeada para os Óscares e é a favorita.

Também nessa corrida às estatuetas está Richard E. Grant, eleito o melhor secundário por "Can You Ever Forgive Me?", lançado diretamente nas plataformas de "video on demand" em Portugal, que também ganhou pelo argumento.

Independent Spirit Awards: as estrelas que passaram pela passadeira azul

Para Melhor Primeiro Argumento, a escolha recaiu em "Eighth Grade", nos documentários em "Won´t You Be My Neighbor" e "Sorry to Bother You" foi eleito o Melhor Primeiro Filme. Nenhum passou nas salas de cinema portuguesas.

Já "Roma", o filme autobiográfico do mexicano Alfonso Cuarón, conquistou o prémio de melhor filme internacional.

"Sinto-me otimista neste momento pela diversidade que estamos a ver no cinema... E acho que esta categoria em breve será irrelevante", disse Cuarón ao receber o prémio, atribuído a menos de 24 horas dos Óscares, onde tem 10 nomeações e aparece entre os favoritos para Melhor Filme.

"Roma" conta a história de uma jovem indígena chamada Cleo - interpretada pela estreante Yalitza Aparicio -, que trabalha como doméstica e babá na casa de uma família de classe média da Cidade do México nos conturbados anos 1970.

Falado em espanhol e em uma língua indígena, o filme é um projeto pessoal do realizador já ganhador da estatueta com "Gravidade" e do Spirit por "E a Tua Mãe Também".

"Nunca imaginamos que estaríamos aqui", disse à AFP na passadeira vermalha - na verdade, azul - a produtora do filme, a venezuelana Gabriela Rodríguez.

Para se qualificarem nos Independent Spirit Awards, os filmes têm de cumprir vários critérios, incluindo não custarem mais de 20 milhões de dólares e terem um "significativo conteúdo americano" ou cidadãos americanos ou residentes permanentes em duas das três posições criativas de realizador, produtor e argumentista.

Por isso, não surgem aqui favoritos da temporada como "Assim Nasce Uma Estrela", "Black Panther" e"Bohemian Rhapsody" (pelo orçamento), enquanto "Roma" e "A Favorita" apareciam apenas nomeados para Melhor Filme Internacional (por causa do conteúdo não americano).

Saiba tudo sobre os prémios da Academia no especial "A Caminho dos Óscares" do SAPO Mag e na noite deste domingo fique acordado connosco e siga o nosso acompanhamento ao minuto.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.