O cinema Trindade, no Porto, vai acolher na semana de 16 a 22 de maio, uma mostra gratuita de filmes europeus para pôr o público a "refletir sobre a ideia de Europa", anunciou esta terça-feira a organização em comunicado.

A mostra abre com a exibição do documentário "Piazza Vittorio", de Abel Ferrara, e encerra com o premiado filme "A Valsa de Waldheim", de Ruth Beckermann, apresentando 14 filmes provenientes de diferentes países europeus.

A ideia para a Europa 61 – Semana do Cinema Europeu, que conta com curadoria de Carlos Nogueira, partiu da Representação da Comissão Europeia em Portugal e da EUNIC-Portugal, que se associou ao Porto/Post/Doc.

O filme "Bostofrio, où le ciel rejoint la terre" gravado no município de Boticas, em Trás-os-Montes, de Paulo Carneiro, é o filme que representa Portugal na mostra.

De acordo com o comunicado da organização, "a Revolução Francesa, a II Guerra Mundial, a Primavera de Praga ou a atual crise de refugiados" são alguns dos temas da programação e o conjunto dos filmes permite "a compreensão daquilo que é a Europa hoje".

O curador da mostra Carlos Nogueira afirmou que esta tem como objetivo "pôr o público a falar de Europa através, sobretudo, de um punhado de bons filmes".

A mostra que decorre entre o dia da Europa, a 9 de maio, e as eleições para o Parlamento Europeu, a 26 de maio, tem como título "Europa 61", uma "alusão indireta" ao filme "Europa 51" de Roberto Rossellini e aos 61 anos de existência da Comunidade Económica Europeia, explica em a organização.

Para além das longas-metragens, vão ainda ser exibidas duas curtas-metragens.

Todas as sessões têm entrada gratuita.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.