O júri oficial do festival, presidido pelo ator John Malkovich, destingiu a fotografia a preto e branco de Florian Ballhaus.

Com estreia prevista em Portugal em março, "The captain" ("O capitão", em tradução livre), do realizador alemão Robert Schwentke, conta a história de Willi Herold, um soldado desertor do exército alemão antes do final da Segunda Guerra Mundial.

O filme, coproduzido pela Alfama Films, de Paulo Branco, foi exibido em competição no Festival de San Sebastián, que hoje termina, após a estreia mundial no Festival de Toronto, no Canadá.

Em competição no festival basco estão três filmes portugueses: "Spell Reel", de Filipa César, "Flores", de Jorge Jácome, e "De madrugada", de Inês de Lima Torres.

A imprensa especializada decidiu distinguir em San Sebastián a comédia "The disaster artist" (O artista do desastre, em tradução livre), do norte-americano James Franco, com o Prémio Feroz Zinemaldia.

Os principais prémios do Festival de Cinema de San Sebastian, incluíndo a Concha de Ouro de melhor filme, serão anunciados hoje à noite, na Gala de Encerramento, que terá início às 21:00 locais.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.