Estreado no início deste ano no festival de cinema Fantasporto, no Porto, a longa-metragem ganhou, desde então, mais de três dezenas de prémios, sendo o mais recente deles o de Melhor Realizador nos Diamond Film Awards, em Salerno, Itália.
Os Diamond Film Awards são uma organização da Fondazione Amedeo Pesce, entidade que promove o espírito empreendedor em Itália e no mundo, para além de divulgar a figura e obra de Amedeo Pesce, enquanto empresário e humanista.
De acordo com um comunicado do Cine Clube de Avanca, “Uma Vida Sublime” recebeu anteriormente prémios em Portugal, na Albânia, Austrália, Espanha, Equador, Estados Unidos, Índia, Itália, Rússia, São Tomé e Principe e Tailândia.
O filme conta a história de Ivan (Eric da Silva), um homem que "tem uma vida perfeita, com uma mulher que ama, o emprego que sonhou, e dinheiro suficiente para desfrutar da vida ao máximo”, mas não consegue ser feliz, segundo a sinopse.
O que o impede de ter uma vida perfeita é estar rodeado de tristeza e tentar resolver a infelicidade alheia.
Trata-se de uma produção independente, que reuniu o realizador, a Filmógrafo e o Cine Clube de Avanca, tendo contado com o apoio dos municípios de Castelo Branco e Paços de Ferreira, e o Festival Internacional de Cinema Avanca.
Recentemente juntou-se o Instituto do Cinema e do Audiovisual, organismo do Ministério da Cultura, apoiando a presença deste filme na Rússia, onde estreou no circuito comercial das salas de cinema do país e da Bielorrússia.
Comentários