A venda antecipada dos bilhetes para o novo filme "Star Wars: O Despertar da Força" volta a bater recordes dois meses antes da saga de ficção científica chegar aos ecrãs.

Depois da Grã-Bretanha, onde cadeias de multiplexes como a Odeon, a Picturehouse ou a Cineworld viram os seus sites afetados pela procura de bilhetes "sem precedentes", foi a vez dos EUA.

O site líder em vendas de ingressos online Fandango informou que o filme vendeu oito vezes o número de bilhetes para "The Hunger Games: A Revolta - Parte 2", o último a bater o recorde no primeiro dia de vendas.

A procura foi tão grande na noite de segunda-feira que vários serviços de vendas ficaram indisponíveis.

Alguns bilhetes já apareceram na terça-feira no site eBay, com um par de entradas VIP oferecidos por 10 mil dólares.

Os fãs da saga também podem comprar bilhetes para as maratonas dos outros seis episódios antes de "O Despertar da Força".

Em Portugal já existem sessões nocturnas esgotadas. Para IMAX na sala do Colombo em Lisboa, praticamente não há bilhetes para as sessões noturnas nos primeiros três dias.

O site de entretenimento Deadline prevê que "O Despertar da Força" arrecade um recorde de 615 milhões de dólares a nível mundual quando começar a temporada de Natal.

A Walt Disney Company comprou os direitos da saga criada por George Lucas, quando adquiriu a produtora Lucasfilm há três anos, por quatro mil milhões de dólares, mas os analistas esperam que só a venda de material associado à saga alcance os cinco mil milhões este ano, com objetos desde sabres de luz a coleiras para cães.