«X-Men Origins: Wolverine» é o primeiro filme totalmente protagonizado por Wolverine, o super-herói surgido nas revistas de banda desenhada Marvel Comics, que ganhou fama alargada no cinema na trilogia de filmes dedicada aos X-Men.

Hugh Jackman volta ao papel do mutante enfurecido, num filme de que também é co-produtor.

O realizador é o sul-africano
Gavin Hood, que conquistou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro por
«Tsotsi».

A acção do filme decorre antes dos eventos das três películas dos X-Men, e dá um olhar sobre a origem e o passado de Wolverine.

O «trailer» final, agora divulgado, dá a entender que veremos a descoberta dos seus poderes mutantes na juventude, ainda no século XIX, e a forma como o seu ultra-desenvolvido factor de cura lhe retardou bastante o envelhecimento.

Também por isso o veremos como combatente nas mais importantes guerras que se travaram desde então, como a Guerra Civil Americana e a Segunda Guerra Mundial.

Mas o foco do filme deverá ser essencialmente a sua relação com o seu meio-irmão Sabretooth (encarnado aqui por
Liev Schreiber e no primeiro
«X-Men» por Tyler Mane), com poderes equivalentes aos seus e seu colega de combates, bem como a participação de ambos na equipa de operações especiais do governo Team X, composta por mutantes.

Será ainda neste filme que veremos o primeiro encontro de Wolverine com William Stryker (Danny Huston aqui, e Brian Cox em
«X-Men 2») e os resultados da sua sujeição ao programa Weapon X, que lhe revestiu o esqueleto de um metal indestrutível mas originou a perda de memória do passado.

O filme tem estreia marcada para 30 de Abril em Portugal e 1 de Maio nos Estados Unidos e o
«trailer» final pode ser visto aqui.