Enquanto criança, o seu sonho era ser empregada de mesa em patins. Aos 13 anos, e após receber a sua primeira guitarra, Amy decide fazer um piercing no nariz. Pouco tempo depois, faz a sua primeira tatuagem (uma pequena Betty Boop nas costas), afirmando posteriormente que, ao fazê-la com 15 anos, os seus pais começavam a aperceber-se que a artista iria fazer o que lhe bem apetecesse desde bastante cedo. Com o passar dos anos, a cantora desenhou no seu corpo mais de 25 tatuagens, que vão desde o nome do seu ex-marido, pinups, trovões, até à sua mais recente, uma águia americana.

Segundo a própria, o seu cabelo exuberante em forma de colmeia pode atingir cerca de 15 cm, dependendo dos dias. Em baixo poderá ver doisvídeosque explicam como poderá obter o cabelo e a maquilhagem da artista britânica:

Fã assumida de álcool, Amy não esconde o seu cocktail favorito, o Rickstasy. Uma bebida composta portrês doses de Vodka,uma dose de Southern Comfort (Whisky),uma dose de licor de banana euma dose de Bailey’s. Este problema com álcool, que tambémse estendeàs drogas, levou-a a ser presa com o seu marido em 2007, por posse de marijuana. Em 2008, Bryan Adams escreve uma música para a inspirar a ultrapassar esse vício, intitulada de Flower Grown Wild.

Na célebre música Rehab, Amy menciona os nomes Ray e Mr. Hathaway - referência aos cantores soul Ray Charles and Donny Hathaway, que também se depararam com problemas relacionados com dependência de droga. Em baixo poderá assistir à primeira gravação da artista em vídeo:

Do nascimento até ao estrelato:

Amy Jade Winehouse nasceu em Londres a 14 de Setembro de 1983, no seio de uma família judaica com o seupai Mitchell, taxista de profissão, a mãe Janis, farmacêutica, e o seu irmão mais velho Alex.

A artista começa ainda nova a dar os seus primeiros passos na música, cantando alguns temas de Frank Sinatra, influência que iria serhomenageada alguns anos mais tarde com o título do seu primeiro álbum, “Frank”.

Aos 10 anos Amy forma o grupo de hip-hop Sweet’n’Sour, inspirado nas Salt-n-Pepa (banda feminina de hip-hop da década 80) com uma amiga de infância, Juliette Ashby. Entretanto, já os seus pais se tinham separado e Amy vivia com o seu irmão em casa da mãe, num bairro periférico de Londres.

A sua natureza rebelde dá os seus primeiros sinais em meados de 97, ao ser expulsa da escola de teatro Sylvia Young, por não se aplicar. Antes disso, participa no programa de TV britânico “The Fast Show”. Após a expulsão, Amy ingressa na The London School for Performing Arts & Technology em Selhurst, em Croydon.

Com 16 anos consegue um contrato com a produtora de Simon Fullers, responsável pela criação do concurso “American Idol”, que posteriormente é adoptado em Portugal com o nome “Ídolos”.

Tal como muitos adolescentes, Amy gasta os seus dias entre namorados e a escola, sem que o mundo se tivesse ainda apercebido da capacidade vocal única da artista. Antes de 2003, é expulsa da sua escola e, através do seu amigo cantor Tyler James, consegue um contrato de gravação com a Island Records.

No final desse ano lança o seu primeiro álbum, “Frank”.A artista tinha apenas20 anos.

Paulo Costa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.