Nasceu em Istambul, Turquia, em 1932, graduou-se no Berklee College of Music e entrou para a Atlantic Records no início dos anos 60. Aqui foi produtor, caça-talentos e vice-presidente. Descobriu Aretha Franklyn e o falseto de Barry Gibb dos Bee Gees e tornou a frase “produzido por Arif Mardin” um verdadeiro selo de qualidade. Já começa a ser mais interessante?

Com 12 Grammys e 40 álbuns de ouro/platina ganhos e o respeito e admiração do mundo, Arif retirou-se em 2001. Poucos meses depois voltaria à indústria, desta feita na EMI e ainda a tempo de dar a conhecer ao mundo outra futura estrela, Norah Jones de seu nome. Em 2005 é-lhe diagnosticado um cancro, facto que o leva a iniciar o projecto para o disco que agora chega o mercado.

Feita a história, fica a notícia do lançamento de "All My Friends Are Here", súmula do trabalho de uma vida, reunindo, à volta de letras e composições de Arif Mardin, “todos os seus amigos”. E que amigos! Bette Midler, Chaka Khan, Dianne Reeves, Carly Simon, Norah Jones, Dr John, membros dos Bee Gees, Hall & Oates, Phil Collins entre outros

Uma bela homenagem.