
A noite na 02 Arena arrancou com o rock musculado dos Muse, a primeira banda a atuar, mas terminaria com a soul de perfil mais intimista de Emeli Sandé. A cantora escocesa de 25 anos já tinha sido distinguida na edição dos BRIT Awards do ano passado, com o prémio Escolha da crítica, mas na deste ano saiu da cerimónia com dois: o de Melhor artista feminina a solo e o de Álbum do ano, por "Our Version of Events" (que destronou "21", de Adele, na lista dos álbuns mais vendidos em Inglaterra em 2012). Na primeira categoria, Sandé deixou para trás Amy Winehouse, Bat For Lashes ou Jessie Ware. Na segunda, o seu disco derrotou os dos Alt-J ou dos Mumford & Sons .
Também um cantautor de 25 anos, Ben Howard foi o outro nome mais destacado da noite. O artista londrino, que editou em 2011 o seu álbum de estreia, "Every Kingdom" (nomeado para o Mercury Prize), saiu premiado nas categorias de Melhor artista masculino a solo e Revelação, destacando-se de concorrentes como Calvin Harris, Richard Hawley, Jake Bugg ou Alt-J.
Com um alinhamento mais comedido do que o da noite dos Grammys, na semana passada, a cerimónia dos BRIT Awards juntou, ainda assim, uma orquestra de 75 elementos aos Muse, que levaram a palco o seu novo single, "Supremacy". O evento, apresentado por James Corden, contou também com atuações de Justin Timberlake, Robbie Williams, One Direction ou Taylor Swift.
Lista de vencedores:
Melhor artista masculino a solo: Ben Howard
Melhor artista feminina a solo: Emeli Sandé
Revelação: Ben Howard
Melhor grupo: Mumford & Sons
Melhor single: Adele - "Skyfall"
Álbum do ano: Emeli Sandé - Our Version of Events
Artista masculino a solo internacional: Frank Ocean
Artista feminina a solo internacional: Lana Del Rey
Melhor Grupo Internacional: The Black Keys
Melhor grupo ao vivo: Coldplay
Sucesso global britânico: One Direction
Produtor: Paul Epworth
Escolha da crítica: Tom Odell
Prémio reconhecimento especial: War Child
@Gonçalo Sá
Comentários