Num comunicado de imprensa acerca do tributo da Red Bull Music Academy a William Onyeabor, Luke Jenner, vocalista dos The Rapture, foi mencionado como “ex-integrante” da banda nova-iorquina, que passou pelos palcos nacionais em 2012, no âmbito dos festivais Super Bock Super Rock e Optimus Primavera Sound.

Não há nenhum comunicado oficial a dar conta do fim do projeto foi emitido, mas Jonathan Galkin, o manager da sua ex-editora, a DFA Records, confirmou a separação, em entrevista à Self-Titled.

“Estava convencido de que [a ideia da separação] podia passar-lhes, mas não será, provavelmente, o caso”, contou à publicação. “Estejam à vontade para publicarem este título: ‘Os The Rapture acabaram e não contaram a ninguém?’”, referiu ainda.

Formado em 1998 por Luke Jenner, Vito Roccoforte e Gabriel Andruzzi, o coletivo nova-iorquino estreou-se nas edições discográficas em 1999 com o mini-álbum "Mirror", ao qual se seguiu o lançamento do seu longa-duração de estreia, “Echoes”. O último registo editado pela banda, “In The Grace Of Your Love”, data de 2011.