«Queremos mais», disse o músico dos The Gift em entrevista à Lusa, e parece que os portugueses também estão ansiosos por conhecer o novo trabalho dos The Gift. A procura de bilhetes foi tal que estes vão actuar de hoje até sábado no Tivoli e repetem a dose a 25 e 26 de Março.

«Esgotámos as fichas todas neste disco, não queremos nem nos vemos a fazer mais uma digressão em Portugal, a cantar as mesmas canções de sempre para o mesmo tipo de pessoas», confessou Nuno Gonçalves. Temas como «RGB», «Race Is Long» e «Primavera» (cantada em português) vão ser tocados ao vivo, pela primeira vez, nestes concertos. No entanto, será impossível passar ao lado de músicas marcantes do percurso da banda de Alcobaça.

«Explode», pensado há cerca de dois anos, foi gravado em Madrid. As onze canções que o compõe procuram romper com a linha condutora do álbum anterior, «AM-FM». Os novos temas têm letras mais esclarecidas e adoptam um tom menos nostálgico. Com composições menos orquestradas, Nuno Gonçalves alarga a parceria vocal com Sónia Tavares.

Inovar ao fim de 17 anos

A banda queria que ao disco estivesse associada uma ideia de vivacidade e atitude positiva. As cores garridas dominam as imagens promocionais e são fruto da participação dos The Gift no no Holi Festival, na Índia, onde actuaram há cerca de um ano.

A vontade de inovar, não só ao nível do disco, como na distribuição do mesmo, levou a banda a disponibilizar o álbum antecipadamente na internet. The Gift Experience Pack é um pacote que, entre outras ofertas exclusivas, inclui bilhetes duplos para os concertos, viagem de comboio (para aqueles que estão fora de Lisboa poderem ir ao Tivoli) e hotel de quatro estrelas.

Os The Gift nasceram em 1994 pela mão de Nuno Gonçalves e Miguel Ribeiro. Mais tarde, Ricardo Braga e Janita, pouco depois substituídos por Sónia Tavares, integraram a banda. O caminho iniciado no Bar Ben, em Alcobaça, fê-los conquistar vários prémios, entre eles, o «Best Portuguese Act», da MTV.

“Explode” é o sexto álbum da banda. Tudo começou em 1997 com «Digitak Atmosphere» (1997). Desde então, lançaram ”Vinyl”(1998), “Film”(2001), “AM-FM”(2004) e “Fácil de Entender”(2011).

Os bilhetes para a apresentação de Explode no Tivoli (a 17,18,19,25 e 26 de Março) variam entre os 15 e os 30 euros – dependendo do ponto escolhido da sala. As actuações têm início marcado para as 21.30h. De Lisboa, os The Gift seguem para Madrid onde actuam dia 7 de Maio.

@ Inês Alves

Videoclip de «Made for You»