A cantora britânica foi mesmo uma das que encorajou o percurso musical da autora de "Choose Love", sobretudo depois da actuação no festival Sudoeste, em 1997.
"Chorei baba e ranho", confidenciou Rita Redshoes ao relembrar um dos seus concertos preferidos numa fase em que ainda era vocalista dos Atomic Bees.

Não menos determinante do que essa actuação, o VHS do documentário "Reeling With PJ Harvey" permitiu-lhe ter uma outra visão da artista e da vida em palco. "Mostrou de uma forma muito inteligente e bonita como eram as situações antes, durante e depois de um concerto", disse-nos ao recomendar um dos seus objectos de culto:

Muitos concertos depois dessa edição do Sudoeste, Rita continua seguidora de PJ Harvey ao vivo e não faltou aos mais recentes em Lisboa, na Aula Magna, dias 25 e 26 de Maio. "Não sou super fã deste último disco, os antigos dizem-me mais, mas como já a vi em tantas fases distintas gostei de a ver com aquela calma, parecia um druida zen... Claro que gostava de ouvir ao vivo as músicas que ouvi 500 vezes em casa mas faz sentido o artista vir mostrar as canções novas e o caminho que encontrou. Acho que foi o que ele veio fazer com este novo disco, que tem uma sonoridade bastante diferente dos anteriores, e respeito altamente isso. Veio fazer o que queria fazer e isso é o mais importante".

Embora PJ Harvey esteja bem posicionada entre as suas artistas de eleição, Rita destaca também a influência de outros nomes, como Maria Callas, cantora que descobriu quando começou a estudar canto e música clássica. "Não há ninguém a fazer muito melhor", salienta ao comentar a obra da cantora lírica nova-iorquina.

Entrevista e edição @Gonçalo Sá/ Câmara @Edson Vital e Magda Wallmont/ Foto @Susana Almeida

Rita Redshoes sucede a artistas como Maria João, Clã, Zé Pedro, David Fonseca, Peaches, Lloyd Cole, Manel Cruz, Ana Moura e The Legendary Tigerman como editores do SAPO Música. O SAPO Música vai continuar a convidar figuras marcantes das mais diversas áreas do panorama musical português e internacional para que tragam o seu conhecimento e as suas opiniões ao site, enriquecendo-o com a sua experiência e visão do mundo da música.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.