"O visionamento terá um enquadramento académico: vai haver um debate depois para analisar a componente musical e o projeto enquanto música urbana e sobre como uma cidade pode ser uma orquestra", disse à agência Lusa a organizadora, Luísa Pinto Teixeira, diretora do Centro Camões de Estudos em Língua e Cultura Portuguesa naquela universidade.

O "Lisboa em Si" foi um projeto realizado a 21 de junho de 2013 em Lisboa, que promoveu um "concerto" de sete minutos de sirenes de 22 embarcações, dois comboios e seis carros de bombeiros, 109 sinos de 19 torres sineiras de igrejas e de seis elétricos em uníssono.

O evento decorreu na zona ribeirinha da cidade de Lisboa, entre a igreja de Santo Estêvão, a este, a igreja de Santa Catarina, a oeste, e o Miradouro de São Pedro de Alcântara, a norte, e envolveu cerca de 300 voluntários.

A sessão foi co-organizada por Frederick Moehn, professor no departamento de Música King's College London, e terá como convidado o mentor do projeto, Pedro Castanheira, também compositor da peça original interpretada pelo coro de sirenes e sinos.

O documentário, com duração aproximada de uma hora e da autoria de Ivan Goite, mostra os preparativos e enorme logística necessária envolvida no projeto "Lisboa em Si", no qual Luísa Pinto Teixeira participou ativamente, revelou: "Foi maravilhoso, uma das melhores experiências que tive nos últimos anos".

A historiadora adiantou que a estreia em Lisboa terá lugar no próximo mês, para coincidir com o primeiro aniversário, e que depois o documentário deverá entrar no circuito de festivais nacionais e internacionais.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.