Numa iniciativa da Câmara de Aveiro, através da empresa municipal Aveiro-Expo, em parceria com a Associação Musical e Cultural São Bernardo (Banda de Gaitas São Bernardo), o Festival Celtibérico de Bandas de Gaitas vai contar com a participação de 300 gaiteiros e de nove bandas, sete das quais espanholas e duas portuguesas.

A abertura do Festival, a 14 de setembro, é marcada pelo desfile noturno das bandas participantes em barco moliceiro, que embarcam no Cais da Fonte Nova e percorrem o Canal Central da Ria de Aveiro até ao Rossio, onde decorre o concerto inaugural.

É também de barco que é feita no domingo a chegada dos juízes do Festival ao Cais da Fonte Nova, onde durante a tarde vão atuar as diversas bandas em concurso, culminando com um desfile pelas ruas da cidade.

O encerramento do Festival deverá ocorrer ao final do dia, com a atuação das bandas de gaitas na escadaria do edifício Fernando Távora, entre a Praça da República e o Canal Central.

Participam na edição deste ano do Festival Celtibérico As Portelas de Lubian (Zamora), Aulas de Música de Aliste y Trás os Montes (Zamora), Castro Bergidum (Ponferrada - León), Concello de Verea & Coles (Ourense), Concello de Vilariño de Conso (Ourense), Os Dezas de Moneixas Lalin (Pontevedra), Villa de Mieres (Astúrias), Fundação Maestro José Pedro (Viana do Castelo) e Banda de Gaitas de S. Bernardo (Aveiro).

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.