O rapper Eminem é o artista com mais nomeações, dez, na 53ª edição dos Grammy, incluindo na categoria de melhor álbum, com "Recovery", e melhor canção, com "Love the Way You Lie", colaboração com Rihanna.
O vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, subirá ao palco do Staples Center para participar, ao lado de Raphael Saadiq, numa homenagem ao ícone da soul Solomon Burke, que morreu ano passado e abriu vários concertos dos Stones.
Outra grande homenagem da festa será a Aretha Franklin. Christina Aguilera, Jennifer Hudson e Florence Welch, dos Florence and the Machine, farão um tributo à cantora, que segundo a imprensa americana tenta recuperar de um cancro.
O segmento especial (para Franklin), no arranque da cerimónia,contará com interpretações individuais e colectivas de alguns êxitos da rainha da soul, anunciaram os organizadores do espectáculo.
Algumas estrelas pop do momento como Lady Gaga, Katy Perry ou o ídolo adolescente Justin Bieber também confirmaram presença na festa que tem cinco nomeações em 109 categorias - além da pop há distinções na polca, jazz, tropical ou infantil.
O cantor Bruno Mars, nascido no Hawai, é o segundo artista com mais nomeações e concorre em sete categorias, entre elas a de melhor interpretação vocal masculina.
O rapper Jay-Z, o trio de música country-pop Lady Antebellum e a extravagante Lady Gaga disputam seisprémios cada.
Na disputa pela categoria de melhor álbum estão Katy Perry, Eminem, Lady Gaga, Lady Antebellum e Arcade Fire.
O fenómeno adolescente Justin Bieber concorre na categoria revelação do ano pelo álbum "My World", um dos mais vendidos no ano passado em todo o mundo.
@SAPO/AFP
Comentários