Morreu Luis Vasquez, mais conhecido como The Soft Moon, anunciou esta sexta-feira, 19 de janeiro, a página de Instagram do artista norte-americano.

As causas da morte não foram reveladas, embora o site The Quietus aponte que o músico terá sido vítima de um incidente que também foi trágico para John Juan Mendez (o DJ Silent Servant) e a companheira deste, Simone Ling.

Cantor, multi-instrumentista, compositor e produtor, Luis Vasquez nasceu em Los Angeles e tinha ascendência cubana e mexicana. Fez farte de várias bandas punk californianas na adolescência e em 2019 formou o projeto que lhe trouxe maior visibilidade, The Soft Moon, inspirado pelo pós-punk, darkwave e rock industrial.

Da aventura a solo, que se tornou de culto, resultaram cinco álbuns e remisturas para bandas como Mogwai e Boy Harsher. O disco mas recente, "Exister", foi editado em 2022, ano do último dos vários concertos do artista em Portugal, no Lisboa ao Vivo.

Vasquez também editou, em nome próprio, o álbum instrumental "A Body Of Errors", em 2021.

Ao longo da carreira, assegurou ainda as primeiras partes de concertos dos Depeche Mode ou Interpol e colaborou com artistas como John Foxx, HEALTH ou fish narc. A sua música fez ainda parte de bandas sonoras das séries "Como Defender um Assassino", "American Horror Story" e "Gotham", entre outras.