Grandes Vozes no Rivoli- De José Mário Branco a Camané

Um dos maiores nomes da música portuguesa, José Mário Branco regressa às suas origens e à sua cidade natal para um memorável concerto no dia 18 de Fevereiro, às 21h45 (hora de início de todos os espectáculos). Recuperando o estilo de cantautor que foi pioneiro, envereda por um concerto introspectivo, centrado no seu mais recente álbum “Resistir é Vencer”. Uma oportunidade única para ouvir uma das vozes da Revolução que tem marcado a música portuguesa nas últimas quatro décadas.
Outra das Grandes Vozes que participa nestas Noites do Rivoli é Camané. O fado numa voz inconfundível e única na apresentação no Porto do seu último trabalho “Do Amor e dos Dias”, considerado pela Blitz como o melhor disco do ano de 2010. No ano em que o fado se candidata a Património Imaterial da Humanidade, nada melhor que um dos mais dignos representantes do género para promover esta candidatura no coração dos portuenses. O concerto de Camané realiza-se no dia 16 de Fevereiro.

O jazz de Maria João e o seu projecto Ogre

Nome grande do jazz, a cantora apresenta o seu mais recente projecto – Ogre. Um “encontro promíscuo entre animais acústicos e máquinas digitais”, uma “mescla entre real e virtual”, que inclui composições próprias e temas forasteiros. Objectivo: acima de tudo, servir a Música. O som deste “gigante devorador de várias línguas musicais” constrói-se com a voz da cantora Maria João, dos pianos e teclados de João Farinha e Júlio Resende, da bateria de Joel Silva e da electrónica de André Nascimento. A actuação decorre a 10 de Fevereiro.

RIVOLI - Um Palco para o Humor

De Herman José a Luís Menezes passando por gente do “outro Mundo”

Uma viola baixo, uma viola acústica, um piano eléctrico, o lenço da “Maximiana”, a cabeleira do 'Serafim Saudade', a "pochette" do 'Nelo', e a gravata do 'José Estebes”, são os ingredientes para o espectáculo de Herman José. Um espectáculo único, intimista, musical, hilariante, e que com a capacidade de improviso do humorista. A 7 de Fevereiro no Rivoli.
Quim Roscas e Zeca Estacionancio são dois personagens humorísticos interpretados pelos actores João Paulo Rodrigues e Pedro Alves com um historial que remonta 1999. Desde a rádio à televisão, esta dupla de sucesso tornou-se um caso sério de popularidade não só em Portugal mas também junto das comunidades portuguesas fora do País. Ao vivo no dia 12 de Fevereiro, apresentam-se com um espectáculo de stand-up comedy, teatro cómico e música.
Francisco Menezes é mais um dos protagonistas do Festival de Humor 2011. Notabilizou-se pelas suas participações no “Levanta-te e Ri”, já passou pelos três grandes (SIC, RTP, e TVI) e antes disso fez rádio e cantou em casinos, sendo actualmente um “sério” e carismático apresentador de um programa de TV. Espectáculo marcado para dia 11 de Fevereiro.

Rock’n’Rivoli - Dos Moonspell aos Mão Morta, passando pelos Teratron e Min Da Gap

O melhor do hard rock português ou o gótico enquanto sub-género musical chega através dos Moonspell e do seu novo espectáculo “Sombra”. Entre a Luz e a Escuridão nasce esta “Sombra” numa simbiose com três vozes femininas e uma orquestra clássica de cordas. Esta “Sombra” vem desmistificar a ideia redutora que muitos têm deste tipo de música. Mais do que uma proposta para os fãs da banda e curiosos do estilo, este espectáculo destina-se sobretudo a um público aberto a novas sonoridades e abordagens. Os Moonspell prometem no Dia de S. Valentim, uma memorável noite dos namorados.

O Rivoli acolhe a nova música portuguesa num espectáculo que revela novos caminhos na exploração das tecnologias. Uma das grandes surpresas deste ano são os Teratron (projecto paralelo de João Nobre e Pedro Quaresma, dos Da Weasel). O actor Miguel Guilherme e os músicos New Max e SP juntam-se a Adolfo Luxúria Canibal para animar “As Cobaias” – nome do disco conceptual, na base do espectáculo multimédia que promete fazer furor no Teatro Rivoli a 5 de Fevereiro, naquele que vai ser o primeiro concerto da sua digressão nacional.

No esperado regresso ao rock e às canções curtas e directas, depois da experiência criativa de «Os Cantos de Maldoror», os Mão Morta revisitam o Rivoli no dia 3 de Fevereiro. A banda de Adolfo Luxuria Canibal faz uma nova apresentação com «Pesadelos em Peluche», álbum inspirado em “A Feira de Atrocidades”, do conceituado J. G. Ballard e preparam um concerto especial e bem diferente do normal para estas Noites.

No dia 4 de Fevereiro, os Mind Da Gap apresentam no Porto, pela primeira vez, o seu quinto álbum de originais - “A Essência”.
De temas festivos à pura introspecção, eles sabem quem são, sabem para onde vão. A perspicácia da escrita é sustentada por suculentos beats com o propósito de contaminar os melómanos mais exigentes. Com o espírito que os caracteriza, os MDG viram mais uma página na sua carreira e acrescentam uma outra na história do hip-hop em português. Um espectáculo que trará diversas surpresas ao palco do Rivoli.

Zoom sobre a carreira de Mafalda Veiga

Mafalda Veiga quis olhar de novo para as suas canções, desfocar para voltar a focar. O resultado foi um zoom a canções de antes e de agora. E a vontade de as reinventar. Neste espectáculo, o primeiro no Porto e de lançamento do seu novo álbum, a orgânica de sempre da música de Mafalda é complementada pela tecnologia dos dias de hoje. Porque a música cresce, acompanha as mudanças, sem nunca esquecer de onde veio. O tempo é sempre agora. O olhar é sempre hoje. O caminho é sempre em frente. O Rivoli faz zoom sobre a carreira de Mafalda Veiga a 8 de Fevereiro.

ASSÉDIO apresenta “PRODUTO” de Mark Ravenhill

Incluído nas Noites do Rivoli, a Assédio – Associação de Ideias Obscuras apresenta no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli a peça de teatro “Produto” de Mark Ravenhill.

Com encenação de Rosa Quiroga e João Cardoso e interpretação deste último, “Produto” é um delírio que começa com Amy, uma jovem executiva de topo, vítima indirecta do atentado de 2001 às Torres Gémeas. Amy carrega a morte de Troy como uma ferida por estancar. De regresso a Londres depois de uma viagem de trabalho, Amy conhece Mohammed, um muçulmano misterioso que lhe oferece boleia e com quem rapidamente se envolve. Até descobrir que Mohammed integra um corpo de suicidas da Jihad cuja missão é fazer explodir alguns dos mais célebres monumentos europeus...

Bilhetes à venda na Fnac, Worten, C.C. Dolce Vita, El Corte Inglês (Lisboa e Gaia), Lojas Viagens Abreu, Lojas Megarede e www.ticketline.sapo.pt.
INFORMAÇÕES: 707234234.