Organizada conjuntamente pelo Metro do Porto, Câmara Municipal do Porto (através da Porto Lazer), Casa da Música e produtora SPOT, esta iniciativa pretende, à semelhança do que já acontece nos sistemas de metropolitano de Londres, Paris, Nova Iorque ou Barcelona, promover novos talentos e a animação musical nas estações da rede do Metro e em novos palcos da cidade.

Os novos talentos musicais passarão, então, a encontrar condições para actuar regularmente, perante um público entusiasta e participativo, que pode ascender, diariamente, às 200 mil pessoas – 60% das quais com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos.

Os castings de selecção decorrem nos dias 19 e 20 de Fevereiro, em horário a divulgar, e têm como palco a Estação de S. Bento do Metro do Porto.

Nesta primeira fase da “Música na Rua”, as audições destinam-se a músicos e bandas de qualquer estilo musical. “Por princípio, o projecto está aberto a toda a comunidade. Não há uma música favorita. Todos os géneros, feitios ou tipos são bem-vindos. Desde a música clássica até ao jazz, ao folk, ao rock, ao pop, ou ao reggae, todos os formatos são aceites”, pode ler-se em comunicado.

Após dois dias de audições, o júri irá divulgar os músicos e as bandas escolhidas para actuar nas estações de Metro da Trindade, do Bolhão e da Casa da Música, de segunda a sexta-feira, nos períodos horários 11h00/14h00 e 17h00/20h00, sendo que cada músico/banda actuará uma vez por semana, promovendo-se assima rotatividade dos diversos intérpretes pelos palcos destas três estações.

Para além da promoção que a actuação em espaços públicos confere, «Música na Rua» oferece ainda a todos os participantes a possibilidade de lançarem a sua carreira no mundo da música. Aos melhores músicos e bandas será dada a oportunidade de participar em concertos organizados ou promovidos pela Porto Lazer – designadamente no Porto Sounds -, bem como em outras iniciativas fomentadas pela organização e por patrocinadores do projecto, a serem divulgadas brevemente.

O apuramento dos melhores músicos e bandas será feito através de um sistema de votações por SMS (cuja receita reverterá a favor do projecto “Pular a Cerca na Companhia do Rugby”, que visa juntar crianças e jovens, agentes policiais e o grupo Beatbox Ensemble, num projecto musical que tem por base o Beatbox e a Percussão), onde o público poderá votar nos seus músicos e bandas favoritas.

Acede aqui ao regulamentoe ao formulário de inscrição.

Sara Novais