O diretor do serviço de música da FCG, Histo Nieminen, anunciou que a orquestra se deslocará ao norte do país, “ao encontro de novos públicos” e, “tal como é tradição”, atuará sob a direção de vários maestros, nomeadamente, Jukka-Pekka Saraste, Karl-Heins Steffens, David Zinman, Ton Koopman e Lawrence Foster, antigo maestro titular, e Claudio Scimone, maestro honorário.

“A coluna vertebral da presente temporada é formada pelos concertos semanais do Coro e Orquestra Gulbenkian”, disse Histo Nieminen que salientou a versatilidade do agrupamento que irá interpretar música barroca, como a “Paixão segundo S. João”, de Johann Sebastian Bach, do Romantismo, como ”L’enfance du Christ”, de Berlioz, contemporânea, de Pierre Boulez a Henri Dutilleux, ou de inspiração mais popular, como Rodrigo Leão.

Durante a temporada estão previstas estreias absolutas de peças encomendadas pela FCG aos compositores Luís Tinoco, Aylton Escobar, Nuno da Rocha, Jamie Man, José Júlio Lopes e Victor Gama.

O responsável disse ainda que o grande auditório da FCG, à Palhavã, em Lisboa, “permanecerá como quartel-general” da temporada.

Uma das novidades é o concerto de S. Valentim, no dia 14 de fevereiro próximo, no âmbito dos “Concertos de domingo”, “desenhados especialmente para as famílias, com entradas a preços reduzidos”, disse à Lusa fonte da instituição.

Jordi Savall e o agrupamento Hèsperio XXI, os pianistas Nelson Freire, Grigory Sokolov, Piotr Anderszewski, Christian Zacharias, Leif Ove Andsnes ou a jovem revelação britânica Benjamin Grosvenor, os quartetos Hagen, Jerusalem e Artemis, as vozes de Patricia Petibon, Joyce Di Donato, Waltraud Maier e Matthias Goerne são alguns dos protagonistas da temporada.

A estreia portuguesa da ópera "Prima Donna", de Rufus Wainright, num "concerto visual sinfónico, com projeção de um filme de Francesco Vezzoli", e o regresso dos concertos participativos, desta vez com "Messias", de Handel, são outros destaques da temporada, que ainda congrega nomes como os de Estrella Morente e Javier Periennes ou do cineasta Pedro Costa, num projeto com os Músicos do Tejo.

@Lusa