No primeiro dia do evento, a decorrer nos dias 21, 22, 27, 28 e 29 de Maio no Parque da Bela Vista, em Lisboa, juntam-se no Palco Sunset Rock in Rio os Azeitonas, grupo irreverente que tem o humor como tempero ideal para a sua música, e António Zambujo, um dos artistas portugueses mais respeitados do momento, integrante, ao lado de músicos como Elton John, Burt Bacharah ou Terence Blanchard, da lista dos “10 Melhores Concertos Internacionais do Ano”seleccionada pela Secção de Cultura do Jornal “O Globo”.

O primeiro dia do Rock in Rio contará também com a presença, no Palco Sunset, dos OqueStrada (banda revelação da música portuguesa com uma música muito rica e com uma forte relação com o teatro) que far-se-ão acompanhar por três artistas, a serem desvendados ao ritmo de um por mês, até Maio.

Também Boss AC e Yuri da Cunha, o maior fenómeno da música angolana dos últimos tempos, vão marcar presença no Palco Sunset no primeiro dia do Rock in Rio, apresentando um concerto que vai misturar música africana com rap, hip-hop e swing.

No segundo dia do evento, os Soulbizness vão dividir o palco com Zoey Jones, cantora inglesa que escolheu Portugal como ponto de partida da sua carreira.

Logo a seguir, partilham o palco Tiago Bettencourt & Mantha e Tiê, a mais recente revelação da música brasileira, capa dos principais jornais brasileiros, aquando do lançamento do seu primeiro trabalho discográfico. Desta união o público pode esperar um concerto muito profundo, já que ambos os artistas partilham do mesmo estilo de escrita e de música.

Para encerrar o dia, Rui Veloso, em plena comemoração de 30 anos de carreira, convida Maria Rita e Tony Garrido (ex-vocalista dos Cidade Negra), para um concerto que vai misturar o rock, MPB e reggae-soul.

No terceiro dia, o Sunset Rock in Rio recebe os NuSoulFamily – novo projecto de Virgul, dos Da Weasel – e a americana Julie McKnight, uma das maiores cantoras de House dos últimos tempos, que teve o tema Finally no top Billboard americano.

Em seguida, sobem ao palco os Expensive Soul com Bluey (líder e guitarrista dos Incógnito), e Omar, artista que mistura jazz, funk, r&b, soul, disco e música latina com sons de orquestra clássica.

Os já anunciados Jorge Palma e Zeca Baleiro, dois grandes génios da música portuguesa e brasileira, completam a programação do Palco Sunset no terceiro dia do festival.

Já no quarto dia do evento, Lúcia Moniz convida Mister Lizard, banda portuguesa de puro Soul, com forte influência de James Brown e George Clinton.

Também no quarto dia, o vocalista dos Xutos & Pontapés sobe pela segunda vez ao Sunset Rock in Rio em nome próprio e promete surpreender o público com o desafio que coloca à sua convidada, Mariza.

A encerrar o dia, actuam os anteriormente anunciados Luís Represas e Martinho da Vila.
No dia em que a 4ª edição portuguesa do maior evento de música e entretenimento do mundo se despede, o Palco Sunset pertence aos sons mais pesados do rock e do metal. Na abertura, os portugueses Fingertips e o seu convidado (a anunciar oportunamente) vão aquecer o palco.

Seguem-se Os More Than a Thousand, banda portuguesa de heavy metal, oriunda de Setúbal mas estabelecida em Londres, que vão levar um convidado surpresa.

Para encerrar o Sunset Rock in Rio com chave de ouro, os RAMP convidam os Hail – uma banda composta por alguns dos mais respeitados músicos do Metal: David Ellefson (co-fundador e baixista dos Megadeth), Andreas Kisser (dos Sepultura), Tim Owens (ex-vocalista dos Judas Priest), Jimmy DeGrasso (baterista dos Alice Cooper).

Àsemelhança do que aconteceu na edição anterior, todos os artistas são acompanhados pela banda Rock in Rio.

Uma novidade do Sunset Rock in Rio na edição de 2010 é a actuação do DJ e Produtor Plínio Profeta, que vai animar o público entre os concertos. Plínio Profeta venceu o Grammy Latino como produtor do CD de Lenine, “Na Pressão”. É também produtor do aclamado primeiro CD da brasileira Tiê.

“Estamos muito felizes por podermos voltar a apresentar o Sunset Rock in Rio. Este foi um dos espaços mais elogiados na edição de 2008 e achamos que foi muito bem recebido pelo público. Estes concertos ao pôr-do-sol fizeram com que vários milhares de pessoas se reunissem para desfrutar de momentos inesquecíveis e enriqueceram imenso a oferta de entretenimento durante a tarde na Cidade do Rock”, declarou Roberta Medina, Vice-Presidente do Rock in Rio-Lisboa, em conferência de imprensa.

“É uma grande emoção poder voltar a presentear o público com Jam Sessions que, este ano, irão juntar músicos de Portugal, Brasil, Angola, Inglaterra e Estados unidos da América. Para mim, enquanto director artístico e músico, é um grande privilégio poder trabalhar e assistir a estes encontros inusitados. Para além dos concertos que temos programados, o público pode esperar muitas surpresas porque, à semelhança da edição anterior, vamos dar liberdade a outros artistas que estejam a assistir ao evento de subirem ao palco e juntarem-se às bandas que estão a actuar”, referiu, por sua vez, Zé Ricardo, Director Artístico do Sunset Rock in Rio.

Os concertos no Sunset Rock in Rio, que este ano passará para o local do recinto antes ocupado pelo espaço electrónico (de forma a permitir que mais público assista aos concertos) têm início ao fim da tarde, mais concretamente às 17h30, e deverão prolongar-se até ás 21h00.

Confere aqui o alinhamento completo do Palco Sunset Rock in Rio:

21 de Maio
Boss AC e Yuri da Cunha [19h50]
Oquestrada e «Segredos de Portugal» [18h35]
Azeitonas e António Zambujo [17h30]

22 de Maio
Rui Veloso e Maria Rita + Toni Garrido [19h50]
Tiago Bettencourt & Mantha e Tiê [18h35]
Soulbizness e Zoey Jones [17h30]

27 de Maio
Jorge Palma e Zeca Baleiro [19h50]
Expensive Soul e Bluey/Incognito + Omar [18h35]
NuSoul Family e Julie McKnight [17h30]

28 de Maio
Luís Represas e Martinho da Vila [19h50]
Tim e Mariza [18h35]
Lúcia Moniz e Mister Lizard [17h30]

29 de Maio
RAMP e Hail [19h50]
More Than A Thousand e convidado a anunciar [18h35]
Fingertips e convidado a anunciar [17h30]

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.