"Liga, tá bom, vamos embora".Para Quim Albergaria, um dos bateristas dos PAUS, foi este o truque - ou a falta dele -de um showcase invejavelmente concorrido e aplaudido numa noite em que o clima não era o mais convidativo. Mas um showcase gratuito de uma das bandas nacionais mais entusiasmantes do momento parece ter sido um argumento suficientemente forte, até porque se o disco de estreia homónimo tem tido bons resultados junto do público e da crítica, é ao vivo que os PAUS defendem melhor a sua reputação.
"Adorei. Já estava com saudades deste tipo de ambiente em que afinas, fazes o som à medida que começas a primeira música e arrancas", contou Makoto Yagiu ao SAPO Música. O baixista revelou ainda que ficou surpreendido "quando o público mostrou conhecer não só as canções mais antigas, do EP, mas também as mais recentes, do álbum".
Entre a contemplação tranquila e atenta e o headbanding mais frenético, as reações dos espetadores foram tão diversas como as suas faixas etárias. Houve quem tenha guardado lugar sentando-se no chão antes do início do showcase, houve quem tenha prolongado a estadia na estação mais tempo do que previa - ouvindo uma "banda nova mas que até é fixe" do corredor ou das escadas - ou até quem tenha aberto caminho pelo palco improvisado durante a atuação. "Houve de tudo", realçou Quim, que se mostrou satisfeito por atuar num sítio "realmente público e sem bilhete" com "a descontração de um ensaio".
Esta descontração marca, de resto, uma agendaa quecontinuam a chegar "várias ideias", disse-nos ainda o baterista. "Além de mais concertos, vamos ter vídeos novos, a oportunidade de fazer a curadoria de uma noite em que vamos convidar artistas e músicos... Temos uma semana de estúdio, em janeiro, em que vamos gravar coisas e ver o que sai... Há montes de coisas a aparecer, mas não somos as criaturas mais organizadas nem fazemos planos a longo prazo", explicou.
O showcase dos PAUS surgiu no âmbito do cicloMúsica às Sextas, que tem levado à Baixa-Chiado PT Bluestation atuações de novas bandas nacionais. Na próxima sexta-feira, 25 de novembro, a estação de metro recebe os Omiri, dupla de Vasco Ribeiro Casais, dos Dazkarieh, e do VJ Tiago Pereira, um dos projetos do site A música portuguesa a gostar dela própria.
Da música dos PAUS, podemos garantir que muitos portugueses já gostam e que, para a ouvirem ao vivo, até criam um ambiente de hora de ponta depois do jantar.
Comentários