“A Rádio do Estado nunca deu grande atenção ao Fado”

Nasceu dia 6 de Outubro de 2009, no aniversário da morte da fadista maior, Amália Rodrigues. José Madaleno, director da estação, disse ao Sapo que este projecto veio responder a uma necessidade premente de devolver ao fado um lugar de destaque nas rádios nacionais. Hoje este som tradicional, que é uma das marcas de Portugalidade, voltou a estar na moda. José Madaleno chega mesmo a considerar que o fado “renasceu nas rádios portuguesas” com o sucesso desta estação. Numa norma de crescimento gradual, é com prazer que nos fala da nova frequência em Setúbal (100.6).

Aqui, na rua Viriato, em Lisboa, relembram-se as letras e vozes de sempre, mas também há espaço para as novos timbres. Jovens fadistas amadores vêem neste espaço uma oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho. Às quartas-feiras nos “Amigos do Fado” entra um artista amador que canta, ao vivo, para aqueles que estão sintonizados no 92.0.

Carla Arruda e João Paulo Almeida são os dois artistas revelação da Rádio Amália e juntam-se em palco a fadistas consagrados da actualidade este Sábado, dia nove. São duas descobertas das quartas à noite. Ambos cultivam um grande carinho pela estação.

O preço dos bilhetes para assistir a este concerto variam entre os 10 e os 20 euros.

O que eles dizem...

Carla Arruda, Fadista Revelação deste ano

Penso que a Rádio Amália teve o mérito de unir os apaixonados pela canção nacional, preocupando-se em divulgar novos valores, abrindo novos horizontes tanto a fadistas como a músicos, bem como a poetas e também a novos estilos musicais dentro do fado.

A minha entrada na Rádio Amália tem a ver com o hábito de frequentar o CLAF (Clube Lisboa Amigos do Fado). Faço dele a minha catedral todos os Domingos, e foi aí que tive o privilégio de ser convidada pelo Sr. Virgílio Pereira para o 1º primeiro programa das 4ªs feiras á noite, Os ‘Amigos do Fado’, bem como para a Gala do 1º Aniversário da Rádio. Convites que constituíram um bom incentivo á minha carreira. Relativamente ao ser revelação da Rádio, é para mim um privilégio estar presente nesta grande festa esperando estar á altura do evento.

Bem hajam por elevarem o fado àquilo que ele merece.

João Paulo Almeida, Fadista Revelação deste ano

A rádio Amália é uma rádio fantástica, que ao ser criada, abriu as portas a muitos fadistas, nos quais eu estou incluído, tendo o enorme privilégio de ter sido escolhido como uma das Revelações do Ano. Os Novos projectos de Rádio são indiscutivelmente uma mais valia para o fado, não só pela textura musical, como pelas vozes que o interpretam. No fundo, são uma nova visão de fado. Felizmente, e a Rádio Amália tem enorme quota parte para que isso acontecesse, temos muitos jovens a cantar muito bem. É uma delicia ouvi-los. Quanto a mim, estou há apenas 2 anos no fado, e foi graças ao Clube Lisboa Amigos do Fado, que me tem apoiado imenso, que fui apresentado a alguns responsáveis da Rádio Amália, que desde logo me apoiou muito.

De realçar que a Rádio Amália, não apoia só as jovens vozes, mas até mesmo os grandes fadistas consagrados, que passaram a ser ouvidos com mais regularidade.

Para terminar, votos de longa vida à Rádio Amália e bem haja por fazer parte das nossas vidas.

@Inês Fernandes Alves

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.