A banda de Lisboa formou-se em 2004 com seis músicos que partilham hoje presença noutros grupos, como If Lucy Fell ou Paus, com uma matriz comum - o rock mais pesado -, e editou dois EP e um álbum, "Lady Cobra", lançado em 2008.

"Homem Elefante" foi feito no final do ano passado, ao longo de uma semana, com a banda a dar consistência a riffs de guitarra que foram surgindo nos últimos tempos, contou o baixista, Makoto Yagyu, à agência Lusa.

"Não houve grandes elaborações, temos todos uma grande empatia. Saiu o Mike [Correia] e entrou o Fábio [Jevelim] e reagimos de forma diferente na música. Há sempre outros 'inputs que enriquecem a música", disse.

É por isso, também, que "Homem Elefante" - sem qualquer referência cinematográfica a David Lynch, garantiu o baixista - "é mais imediato e direto" que o disco anterior, "Lady Cobra", feito de canções instrumentais mais expansivas, disse.

Entre os dois discos, os músicos dos Riding Pânico repartiram-se por outros projetos. Ainda em 2008, os If Lucy Fell lançaram o álbum "Zebra Dance", os Men Eater editaram, em 2009, o álbum "Vendaval", entrando então em hiato e, em 2010, surgiram os Paus com o EP "É uma água".

Uma das características dos Riding Pânico é a ausência de vocalista, não por decisão conceptual em relação a todo o projeto, mas porque nenhum dos músicos se quis "chegar à frente" para cantar: "Não te digo que isso não possa acontecer, mas para já não", disse o músico português de ascendência japonesa.

Depois dos concertos de apresentação em Lisboa e no Porto, os Riding Pânico terão, em julho, uma série de atuações que inclui, por exemplo, passagem pelo Texas Bar, dia 5, em Leiria, e pelo festival Milhões de Festa, dia 28, em Barcelos, onde têm a tradição de tocar desde a primeira edição. "Crescemos com eles. Tínhamos que lá estar", afirmou o baixista.

Dos Riding Pânico fazem parte Makoto Yagyu (baixo), Carlos Nogueira (guitarra), Fábio Jevelim (guitarra), Jorge Manso (guitarra), João "Shela" Pereira (teclados) e Carlos BB (bateria).

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.