Batizado "The Sessions at Abbey Road", o espetáculo "será um documentário musical que oferecerá ao público um entretenimento fiel, respeitoso e autêntico da maneira como foi escrita a história musical [dos Beatles]", informou em comunicado Stig Edgren, produtor executivo norte-americano, e deve estrear a 1 de abril de 2016.

Quase meio século depois da estreia de álbuns como "Revolver" e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", esta comédia musical, que reunirá 45 artistas no palco, recria o processo criativo dos Beatles, que mudavam com frequência as palavras, o ritmo e o arranjo das suas canções durante as gravações.

O espetáculo é inspirado nas memórias de Geoff Emerick, engenheiro de som que trabalhou em inúmeros álbuns dos 'Fab Four'. Emerick também é consultor artístico da peça para garantir a autenticidade do espetáculo.

"Fizemos uma quantidade considerável de pesquisas. Queríamos ser o mais fiéis possível ao processo original", disse Jef Hanlon, produtor do espetáculo.

"Toda a orquestração, arranjos e vozes serão executados de maneira idêntica ao modo original e oito cantores devem recriar os diferentes registos vocais dos Beatles", explicou Hanlon, dizendo que se comprometeram a alcançar o "som" do famoso quarteto de Liverpool.

"Isso será um ballet técnico, um fluxo constante de movimentos de atores e músicos", precisou o diretor Kim Gavin, cuja ambição é "recriar a atmosfera destas famosas sessões em Abbey Road".

No palco do Royal Albert Hall, o estúdio 2 de Abbey Road será reproduzido com as dimensões exatas (18 X 11,5 metros), com paredes transparentes para permitir que o público veja os artistas e engenheiros de som em ação.

Os bilhetes serão colocados à venda a partir de sexta-feira, com preços entre 55 (76 euros) e 75 libras (104 euros).

@AFP