A estreia dos Toy em território nacional acontece a 16 de agosto. Apontados pelo “New Musical Express” como uma das bandas a seguir em 2012, são definidos pelo “Guardian” como “excelentes - remetem para uma jam session do final dos 80’s/ início dos 90’s entre os Stereolab, Felt e Pulp…”. Ao promissor single “Left Myself Behind” do seu álbum de estreia homónimo, seguiu-se “Motoring”, banda sonora perfeita para uma road trip a caminho de Coura. A banda de Tom Dougall, vocalista e guitarrista, atuou em vários festivais britânicos no verão passado e acompanhou os Primal Scream em concertos na Escócia.

Outro caso de take over da imprensa musical mais conceituada é Omara “Bombino” Moctarin, cuja produção do novo álbum, a editar em 2013, tem assinatura de Dan Auerbach, frontman dos Black Keys. Tuaregue da tribo Ifoghas, que descende dos berberes do norte de África, Bombino nasceu no Níger, perto de Agadez, de onde se exilou com a família por diversas vezes, fugindo à repressão política e ao fundamentalismo religioso. Guitarrista autodidata, Bombino acumula música e pastoreio, passando muito tempo no deserto a cuidar de animais, enquanto toca guitarra e aperfeiçoa o seu estilo, que foi apurando a partir de vídeos de Jimi Hendrix ou Mark Knopfler, visionados até à exaustão. De Agadez para Nashville, onde gravou o novo álbum, Bombino passeia a sua alma de nómada por todo o mundo, com paragem no Vodafone Paredes de Coura a 14 de agosto.

Estes nomes juntam-se aos anteriormente anunciados Justice no cartaz do certame, cujos passes gerais, colocados à venda a 4 de dezembro nas lojas FNAC, sob o nome Fã Pack Fnac Vodafone Paredes de Coura, custam €70 e incluem a oferta de uma street bag. Esgotados os passes, será colocado à venda nos locais habituais o passe de cinco dias, por €80.

Sara Novais