O serviço, descrito pelo jornal The Guardian como uma "'mixtape' do século XXI", permite ao utilizador ouvir música, saber o que ouvem os seus artistas preferidos, conhecer os temas mais populares partilhados nesta rede de "microblogging".

As músicas disponíveis no Twitter Music estão disponíveis agregadas ao iTunes, ao Spotify e ao Rdio, mas a rede social promete associar-se a outras plataformas ligadas à música.

"As pessoas descobrem e partilham canções e álbuns todos os dias. Muitas das contas [de Twitter] com mais seguidores são de músicos e metade dos 'twitteiros' seguem pelo menos um artista", defenderam hoje os responsáveis do Twitter, no blogue oficial.

Uma das potencialidades do Twitter Music é poder visualizar as contas dos artistas e ver o que eles andam a ouvir.

O serviço está disponível na Internet em music.twitter.com, nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, República da Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, em aplicações para telemóveis da Apple (iPhone) e poderá ser alargado aos telemóveis com programa Android.

Na semana passada, a imprensa australiana revelou que o Twitter tiinha comprado o serviço para procurar, reproduzir e partilhar música na Internet "We Are Hunted", criado por um grupo de informáticos australianos em 2009.

@Lusa