A fadista Ana Moura é a única presença portuguesa em “Um tributo a Caetano Veloso", com o tema "Janelas Abertas n.º 2", produzido por José Mário Branco. Do alinhamento fazem parte ainda Chrissie Hynde, dos Pretenders, Beck, The Magic Numbers, Devendra Banhart, Jorge Drexler, os Mutantes, Miguel Poveda e Seu Jorge.

Caetano Veloso tem mais de 40 álbuns editados, que passam também a estar disponíveis para escuta integral na internet, numa nova página oficial do músico, que assinala o seu 70º aniversário. O site inclui ainda fotografias do arquivo pessoal do músico e vídeos de carreira, desde os anos de 1960, quando fez parte do movimento do Tropicalismo, ao lado de nomes, como Gilberto Gil e Gal Costa.

Vencedor de 5 Grammys Latinos, Caetano Veloso é um dos mais respeitados cantautores do mundo. O New York Times considerou-o «um dos maiores compositores do século» e a sua genialidade é frequentemente comparada à de lendas como John Lennon ou Bob Dylan.

Instrumentista, cantor, compositor, artista, escritor, realizador e activista político, gravou em português, espanhol, inglês e italiano, e as suas canções já passaram também pelos grandes ecrãs, marcando presença em diversas bandas sonoras de filmes, como «Fala Com Ela», de Pedro Almodovar, ou «Frida» – «Burn It Blue» levou mesmo Caetano Veloso a actuar na 75ª Cerimónia de Entrega dos Óscares.

Alinhamento de «Um Tributo a Caetano Veloso»:

1. «You Don’t Know Me» – The Magic Numbers
2. «Eclipse Oculto» – Céu
3. «The Empty Boat» – Chrissie Hynde, Moreno, Kassin e Domenico
4. «London London» – Mutantes
5. «Michelangelo Antonioni» – Beck
6. «Fora de Ordem» – Jorge Drexler
7. «É de Manhã» – Marcelo Camelo
8. «Quem me Dera» – Devendra Banhart e Rodrigo Amarante
9. «Alguém Cantando» – Momo
10. «Trilhos Urbanos» – Luisa Maita
11. «Janelas Abertas Nº2» – Ana Moura
12. «Da Maior Importância» – Tulipa Ruiz
13. «Força Estranha» – Miguel Poveda
14. «Qualquer Coisa» – Qinho
15. «Peter Gast» – Seu Jorge, Toninho Horta e Arismar Espírito Santo
16. «Araçá Azul» – Mariana Aydar

@SAPO com Lusa

Caetano Veloso - "Sem Cais":