A atuação de músicos vindos de várias escolas e academias da região é da responsabilidade do Serviço educativo que, pelas 21:00, apresenta a “Orquestra de 100 flautas e 100 saxofones”, um concerto que integra também os agrupamentos QuadQuartet e Pã Quarteto, sob direção do maestro Pedro Neves.

A sala Suggia é o local para ouvir, “Studi per l'intonazione del mare”, de Salvatore Sciarrino, e um novo arranjo para a abertura de “Orfeo” de Monteverdi, da autoria de Daniel Moreira, uma encomenda da Casa da Música.

A BandaMóvel, espetáculo itinerante numa coprodução com a Radar 360-Associação Cultural, marcado também para este primeiro dia do mês, viu a sua data alterada para sexta-feira. A trupe de músicos e atores promete, ainda assim, percorrer várias zonas da cidade do Porto “com um espetáculo que salta, literalmente, de uma carrinha”, semeando “humor para colher gargalhadas”, conforme refere o Programa da Casa da Música.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) assinala a data com o “Concerto lírico de beneficência” nos Claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória, inserido no programa dos 900 anos da ordem Soberana e Militar de Malta.

Dirigidos pelo maestro Capitão João Cerqueira, os quatro cantores líricos acompanhados pela Orquestra da Guarda Nacional Republicana, interpretam excertos de obras de grandes compositores como Donizett, Verdi ou Puccini.

A receita do concerto (os bilhetes são a 10 euros) reverte a favor das obras assistenciais e hospitalárias da Ordem de Malta.

Em Gaia, o Cine Teatro Eduardo Brazão apresenta também um programa evocativo do Dia Mundial da Música, um recital de piano de Saul Picado, pelas 21:30, com interpretações de Mozart, Schubert, Rachmaninoff e Prokofiev.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.