A 33.ª edição do Fantasporto vai atribuir o Prémio por uma Carreira ao realizador português António de Macedo, num novo ano de limitações financeiras, de acordo com o diretor do evento, Mário Dorminsky.
O batmobile utilizado pelo super-herói Batman na série de televisão norte-americana dos anos sessenta, foi vendido por 3,47 milhões de euros num leilão, nos Estados Unidos.
O ator norte-americano Leonardo DiCaprio, que rodou três filmes em dois anos, vai fazer uma longa pausa para se concentrar na sua campanha ambientalista, disse o próprio numa entrevista publicada hoje pelo diário alemão Bild.
O estudo sobre o impacto do cinema na violência que acontece na vida real «não só é apropriado, como chega com atraso», disse o cineasta Robert Redford na abertura, esta quinta-feira, do festival de cinema independente de Sundance.
Kathryn Bigelow e Mark Boal, a realizadora e o argumentista oscarizados por «Estado de Guerra», estão envolvidos em várias polémicas com o seu novo filme, «00h30 A Hora Negra», que retrata a operação que levou à morte de Osama bin Laden.
John McTiernan, realizador de filmes como «Assalto ao Arranha-Céus» e «Predador», esgotou todos os recursos de uma condenação por ter mentido em tribunal sobre um caso de escutas ilegais e vai ter de passar um ano na prisão.
Nove associações e promotoras de festivais de cinema vão repartir a sua sede, num mesmo edifício em Lisboa, ao qual a autarquia chamou Casa do Cinema, que é hoje inaugurada em Lisboa.
A atriz e realizadora Fanny Ardant começou há dois dias a rodar em Lisboa o filme «Cadências Obstinadas», com um elenco internacional que inclui Gérard Depardieu, Asia Argento, Franco Nero, Nuno Lopes e Ricardo Pereira.
Os filmes «Madagáscar 3» e «Balas & Bolinhos: O último Capítulo» foram os mais vistos em Portugal em 2012, entre produções estrangeiras e portuguesas, segundo dados estatísticos do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
A atriz portuguesa Erica Fontes foi galardoada como melhor artista internacional do ano nos prémios XBIZ, dedicados ao cinema para adultos, revelou na terça-feira à noite a organização.
Um festival a pensar nos espetadores até aos 13 anos, que promova o gosto pelo cinema e que possa viajar para outras cidades, é o que promete em fevereiro o Play - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa.
O Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), o mais importante arquivo do cinema português, funciona numa quinta perto de Lisboa, com laboratórios, milhares de bobines e quilómetros de película, mas a sua preservação está ameaçada.
Os estúdios MGM estão a planear uma nova versão do clássico «Ben-Hur», que deu origem a dois dos maiores épicos do cinema, um em 1926 e o outrto em 1959, este último protagonizado por Charlton Heston e premiado com 11 Óscares.
O Irão vai subsidiar um filme sobre a crise dos reféns americanos de 1979, em reação à visão «deformada» dos factos alegadamente apresentada por «Argo», longa-metragem de Ben Affleck premiada nos Globos de Ouro.
O realizador japonês Nagisa Oshima, que realizou o filme «O Império dos Sentidos» (1976), morreu aos 80 anos num hospital de Kanagawa, no sul de Tóquio, devido a uma pneumonia, informou hoje a rede pública de televisão NHK.
Os sorrisos de Hugh Jackman, Ben Affleck ou Jessica Chastain, as presenças dos mais célebres nomes e os momentos mais divertidos. Passe em revista as melhores imagens dos Globos de Ouro.
Num ano em que os Globos de Ouro não deverão servir de muito na previsão dos Óscares, «Argo» e «Os Miseráveis» foram os grandes vencedores. Daniel Day-Lewis, Jessica Chastain, Jennifer Lawrence e Hugh Jackman também saíram a ganhar.
«Mamã» é um «thriller» sobrenatural produzido por Guillermo del Toro baseado numa curta-metragem do realizador Andres Muschietti. A versão legendada dessa primeira fita está em exclusivo no SAPO Cinema, apresentada pelo próprio del Toro.
Depois de ter colocado a plateia a rir no anúncio das nomeações aos Óscares, o anfitrião da cerimónia continua a provar o que vale nas cinco curtas apresentações ao espetáculo que acabam de ser divulgadas.
A maior associação de críticos de cinema dos EUA, a Broadcast Film Critics Association, galardoou «Argo» como Melhor Filme de 2012 e Ben Affleck como Melhor Realizador. «Guia para Um Final Feliz» ganhou quatro troféus e «Lincoln» três.
O último filme de Steven Spielberg é o mais nomeado este ano, seguido por «A Vida de Pi», «Os Miseráveis» e «Guia para Um Final Feliz». A maior surpresa é Kathryn Bigelow ficar de fora da corrida ao prémio de Melhor Realização.
O «biopic» sobre Abraham Lincoln parte à frente nas nomeações aos Bafta, com 10 nomeações, embora Steven Spielberg tenha ficado fora da corrida a Melhor Realizador. «A Vida de Pi» e «007 -Skyfall» também estão entre os preferidos.