L.S.

  • Óscares 2010: Melhor Argumento Adaptado

    Geoffrey Fletcher por «Precious» - A competição era renhida já que «Nas Nuvens», «Distrito 9» e «Uma Outra Educação» também estavam nomeados a Melhor Filme e, por isso, tinham a garantia de apreço pelos membros da academia.
  • Óscares 2010: Melhor Actriz Secundária

    Mo'Nique por «Precious» - Tradicionalmente, a categoria principal dos Óscares de resultados mais imprevisíveis, mas este ano foi diferente. Qualquer uma podia ganhar, embora Mo'Nique partisse com alguma vantagem pelos prémios já conquistados.
  • Óscares 2010: Melhor Actor Secundário

    Christoph Waltz por «Sacanas Sem Lei» - Na categoria em havia menos dúvidas este ano, Christoph Waltz foi o vencedor antecipado do Óscar de Melhor Actor Secundário pelo papel do Coronel nazi Hans Landa em «Sacanas sem Lei».
  • Óscares 2010: Melhor Actriz

    Sandra Bullock por «Um Sonho Possível» - A categoria é tradicionalmente avessa a previsões, e este ano não era diferente, embora Sandra Bullock e Meryl Streep parecessem ser as mais fortes candidatas à vitória final.
  • Óscares 2010: Melhor Actor

    Jeff Bridges por «Crazy Heart» - Após a conquista do Globo de Ouro de Melhor Actor - Drama, Jeff Bridges era o grande favorito à conquista da estatueta dourada, num filme que em Portugal deverá ir directamente para DVD.
  • Óscares 2010: Melhor Realizador

    Kathryn Bigelow por «Estado de Guerra» - Era quase impossível prever. Poderia James Cameron ter voltado a gritar a plenos pulmões que é o rei do mundo? Viria a sera a sua ex-esposa Kathryn Bigelow a levar a estatueta dourada para casa.
  • Óscares 2010: Melhor Filme

    «Estado de Guerra» de Kathryn Bigelow - No ano em que a Academia passou a ter 10 nomeados a Melhor Filme, a escolha tornava-se mais difícil, embora «Avatar», «Estado de Guerra» e «Nas Nuvens» reunissem os maiores consensos.
  • Vera Farmiga

    Apesar da já ter uma carreira considerável, só ficou pela primeira vez na memória de todos em 2006, no oscarizado «The Departed - Entre Inimigos». Com «Nas Nuvens», voltou a surpreender, e mereceu a primeira nomação ao Óscar.
  • Penélope Cruz

    Um ano depois de conquistar o Óscar de Melhor Actriz Secundária, Penélope Cruz regressa à corrida, desta vez por uma prestação musical, no filme «Nove».
  • Christoph Waltz

    É o actor mais desconhecido dos 20 nomeados mas também o que, à partida, tem mais possibilidade de ganhar o Óscar tendo em conta que já ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar pelo seu papel de Coronel Hans Landa no filme «Sacanas sem Lei»
  • Stanley Tucci

    Secundário de luxo no cinema, presença assídua na televisão, Stanley Tucci é um valor seguríssimo que recebeu aqui a primeira nomeação ao Óscar pelo papel do assassino de uma jovem no novo filme de Peter Jackson, «Visto do Céu».
  • Christopher Plummer

    Por incrível que pareça, numa carreira excepcional que já leva mais de cinco décadas, a nomeação ao Óscar pelo papel de Leo Tolstoi em «The Last Station» é a primeira do percurso profissional de Christopher Plummer.
  • Woody Harrelson

    O encantador e pouco inteligente Woody da série «Cheers» popularizou em todo o mundo o actor Woody Harrelson e catapultou-o para uma carreira de sucesso, feita de personagens muito diferentes da que o celebrizou, como sucedeu em «O Mensageiro».
  • Matt Damon

    O papel de François Pienaar em «Invictus» volta a comprovar duas das coordenadas da carreira de Matt Damon: a escolha de grandes realizadores para o dirigir e a interpretação sem falhas de personagens atormentadas por um dilema moral.
  • Meryl Streep

    Mais um ano, mais um recorde batido por Meryl Streep na cerimónia dos Óscares: desta feita é a 16ª nomeação, que a torna a intérprete mais nomeada de sempre à estatueta dourada.
  • Gabourey Sidibe

    É a mais absoluta estreante de todos os nomeados, uma revelação que nada tinha feito no campo da interpretação, e que comoveu toda a gente no papel principal de «Precious».
  • Jeremy Renner

    É o mais desconhecido dos cinco nomeados ao Óscar e também o que tem mais a ganhar com a nomeação. O seu currículo no teatro, televisão e cinema independente atingiu um pico de popularidade com a sua notável interpretação em «Estado de Guerra»
  • Morgan Freeman

    O prestígio como actor chegou-lhe tarde, mas, aos 72 anos, Morgan Freeman é um dos mais respeitados e inatacáveis intérpretes da actualidade, que poderá receber o segundo Óscar pelo papel de Nelson Mandela em «Invictus».
  • Colin Firth

    Embora a sua carreira já seja longa, «Um Homem Singular» valeu a primeira nomeação ao Óscar de Colin Firth, um dos actores britânicos mais apreciados da actualidade, imortalizado como Mr. Darcy na versão televisiva de «Orgulho e Preconceito».
  • Jeff Bridges

    À quinta nomeação ao Óscar pode ser desta que Jeff Bridges veja o seu talento finalmente reconhecido pela Academia, o que é tanto mais curioso quanto o filme pelo qual é nomeado, «Crazy Heart», esteve quase a ir directamente para vídeo.