Com seis troféus conquistados, incluindo Melhor Filme e Realizador, «Estado de Guerra» foi o grande vencedor da 82ª cerimónia dos Óscares. Jeff Bridges e Sandra Bullock também foram premiados.
Foi apenas a quarta mulher a receber uma nomeação para o Óscar de Melhor Realização e à quarta foi de vez. No Dia da Mulher olhamos para a senhora de armas do momento no cinema, Kathryn Bigelow.
Na véspera da cerimónia dos Óscares, para a qual é nomeada como Melhor Actriz, Sandra Bullock ganhou dois troféus nos Razzies, como Pior Actriz do Ano e Pior Dupla no Ecrã, por «All About Steve».
«Remake» do célebre «Guerra ao Vírus da Loucura» que George A. Romero assinou em 1973, o novo filme de Breck Eisner volta a colocar um vírus letal à solta, na fita que marca o encarramento do Fantasporto.
Sacha Baron Cohen já não vai ser um dos apresentadores dos Óscares. O actor e comediante tinha preparado um sketch relacionado com o filme «Avatar» que o produtor da cerimónia considera ter uma piada ofensiva para o realizador James Cameron.
Na noite mais importante do ano na Sétima Arte, o SAPO Cinema vai ficar acordado e seguir a cerimónia através do Twitter. Siga os comentários dos nossos jornalistas e responda pela noite fora.
Deslumbrante e maravilhoso foram as opiniões quase unânimes dos primeiros espectadores do novo filme de Tim Burton na antestreia em Lisboa de «Alice no País das Maravilhas».
«Estado de Guerra» será o grande vencedor dos Óscares de acordo com o mais importante crítico de cinema americano, Roger Ebert, que fez as suas previsões recorrendo a uma nova tecnologia que lhe permitiu recuperar a voz levada pela doença.
É o terceiro filme da célebre saga japonesa «cyberpunk» de Shinya Tsukamoto, que arrancou em 1989 com «Tetsuo, o Homem de Ferro», e é agora falado em inglês.
Foram cerca de duas dezenas as adaptações directas da obra máxima de Lewis Carroll ao cinema antes de Tim Burton estrear a sua «Alice no País das Maravilhas». Porém, da animação à pornografia, muito poucas ficaram para a história.
É o regresso à longa-metragem de António Ferreira, realizador de «Esquece Tudo o que Te Disse», na adaptação de uma obra de José Saramago que já queria filmar há 15 anos.
Nicholas Chartier, co-produtor de «Estado de Guerra», nomeado para nove Óscares, vai ser impedido de estar presente na cerimónia por ter quebrado as regras de promoção do filme.
O Fantasporto chama-lhe «o blockbuster mais sexy do ano», até por ser uma épica história de amores proibidos, com rigoroso fundo histórico, assinada por um realizador que também é poeta.
Apesar da formação de mimo e do talento de actor, Anthony Daniels ganhou a imortalidade como o robô dourado C-3P0, e está agora em Portugal a promover «Star Wars in Concert», o espectáculo que celebra a saga galáctica de George Lucas.
Apesar dos anfitriões serem Steve Martin e Alec Baldwin, tudo indica que as despesas da comédia na cerimónia de entrega dos Óscares também vão recair nos apresentadores: Sacha Baron Cohen, Steve Carell, Tina Fey, Ben Stiller e Jason Bateman.
«Um Profeta», de Jacques Audiard, foi o grande vencedor dos Césares, conquistando um total de nove galardões na cerimónia de prémios mais importante do cinema francês, apresentada por Marion Cotillard.
Em celebração do mais importante evento cinematográfico do ano, o SAPO Cinema oferece prémios muito apetecíveis aos cinéfilos que conseguirem acertar o maior numero de futuros premiados.
Vencedor do Prémio do Júri no último Festival de Cannes, o mais recente filme de Park Chan-wook é um drama de terror sobre um padre vampiro que se transforma em vampiro.
Jackie Earle Haley é o novo Freddie Krueger, numa reimaginação das aventuras do assassino dos sonhos dos adolescentes de Elm Street. O filme tem estreia internacional em Abril e o «trailer» mais completo já está na internet.
Criado para a literatura «pulp» por Robert E. Howard, Solomon Kane chega ao cinema pela mão de Michael J. Bassett, num filme de grande produção que marca a abertura da competição oficial do Fantasporto.
É o filme mais falado da semana, uma adaptação do romance de Dennis Lehane, realizada por Martin Scorsese e protagonizada por Leonardo DiCaprio. O SAPO foi recolher as primeiras opiniões dos espectadores portugueses.