O Palácio de Mafra, cuja construção inspirou José Saramago no “Memorial do Convento”, está a registar uma quebra nas visitas das escolas depois de o romance ter sido retirado dos currículos durante dois anos letivos.
Uma história sobre um reino de águias, num vale onde o rio secou, é contada pelo escritor moçambicano Mia Couto no livro ilustrado para a infância "A água e a águia", que saiu este mês em Portugal.
Quatro textos inéditos de Gabriel García Márquez, escritos durante a sua juventude, pouco depois de ter escapado do “Bogotazo” e regressado à sua terra natal, foram agora revelados pelo Banco da República em Bogotá.
A exposição "Mondo Scripto", que reúne letras do músico norte-americano Bob Dylan escritas à mão e acompanhadas por ilustrações do artista, foi hoje apresentada em Londres.
O velório da atriz Mariema, que morreu no domingo à noite, realiza-se a partir das 18:00 de terça-feira na igreja do Santo Condestável, em Campo de Ourique, Lisboa, disse hoje à Lusa fonte da Casa do Artista.
A atriz Mariema morreu no domingo à noite, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa fonte da Casa do Artista, onde a atriz residia.
O Convento São Francisco, em Coimbra, acolhe, de hoje a quarta-feira, o congresso internacional "José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel", num evento que terá a presença do Presidente da República.
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que José Saramago poderia ter recebido um segundo Prémio Nobel da Literatura, durante a homenagem que assinala 20 anos após a conquista da distinção.
Músicos britânicos como Ed Sheeran ou Sting alertaram a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, para o risco que o setor musical corre se Inglaterra sair da União Europeia sem um acordo bilateral, noticia hoje o The Observer.
O Ministério da Cultura espanhol propôs à família de Montserrat Caballé a celebração em Madrid e Barcelona de uma dupla homenagem à soprano, que morreu no sábado aos 85 anos.
Uma casa com equipamentos como uma impressora que imprime bonecos de legumes ou um detetor de alimentos estragados vai estar no Greenfest deste ano, um festival mas também “uma grande festa”.
Advogado, diplomata, escritor, jornalista: Ronan Farrow, a criança prodígio, é um turbilhão cuja investigação sobre assédio sexual derrubou homens poderosos nos Estados Unidos e lhe rendeu um Pulitzer.
Todas as partituras de Fernando Lopes-Graça (1906-1994), algumas delas inéditas, estarão totalmente digitalizadas no final do primeiro semestre do próximo ano, disse à agência Lusa o presidente da Fundação D. Luís I.
Os festivais literários de Óbidos e de Paraty, no Brasil, vão iniciar em 2019 uma parceria inédita com a criação de espaços físicos permanentes de produção de conteúdos, ao longo de todo o ano, em cada um dos territórios.
O movimento #MeToo, que se converteu num fenómeno mundial contra as agressões sexuais às mulheres depois das revelações sobre as condutas abusivas do produtor Harvey Weinstein, acabou por perder a batalha na Itália.
O funeral do cantor francês Charles Aznavour, que morreu na segunda-feira aos 94 anos, foi realizado este sábado na catedral arménia de Saint-Jean-Baptiste, perto da avenida Champs-Élysées, em Paris.
O tenor Plácido Domingo afirmou hoje que partilhar os palcos com a soprano Montserrat Caballé, falecida em Barcelona aos 85 anos, foi "um privilégio" pela sua "incrível" voz e talento.
Uma obra do artista Banksy, cuja verdadeira identidade se desconhece, destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby's.
As relações entre Portugal e Espanha, que o escritor José Saramago contribuiu para estreitar, foram o mote central das intervenções dos primeiros-ministros português e espanhol, durante uma visita a Lanzarote, nas celebrações dos 20 anos do Nobel da Literatura.
O antigo diretor do Teatro Nacional de S. Carlos João Pereira Bastos classificou Montserrat Caballé, que morreu hoje aos 85 anos, como “um autêntico pináculo do canto lírico do século XX”.