Há mais ou menos um ano eram poucos os portugueses que prestavam atenção ao Festival da Canção da RTP e, consequentemente, à Eurovisão. Mas o evento voltou a juntar as famílias à volta da televisão quando se começou a desenhar uma possível vitória de Salvador Sobral.

Depois de 48 participações, o 'caneco' foi entregue a Portugal e a Eurovisão tornou-se tema de conversa. Este domingo, 18 de fevereiro, o Festival da Canção regressou à RTP, para a primeira semifinal.

José Cid, Peu Madureira, Anabela, JP Simões, Joana Barra Vaz, Janeiro, Rui David, Catarina Miranda, Joana Espadinha, Beatriz Pessoa, Bruno Vasconcelos, Maria Amaral e Rita Dias foram os músicos a concurso na primeira semifinal do Festival da Canção, transmitida em direto na RTP1.

Veja aqui as atuações.

O primeiro artista a subir a palco foi Bruno Vasconcelos, com o tema "Austrália", composto por Nuno Rafael e letra de Samuel Úria.

O tema composto por Jorge Palma, que participou pela primeira vez no Festival da Canção em 1975, foi o segundo a ser apresentado. "É uma canção muito simples", frisou no vídeo da apresentação, acrescentando que é uma música de amor "com rugas".

Rui David foi o intérprete escolhido por Jorge Palma para cantar o tema "Sem Medo".

Beatriz Pessoa foi a terceira artista a subir ao palco do Festival da Canção. A cantora interpretou o tema "Eu te amo", composta por Mallu Magalhães. "A inspiração desta canção foi o amor, um amor honesto. Fiz uma canção com poucas ambições (...) é um oportunidade de comemorar a musicalidade que nos une", explicou a cantora natural de São Paulo.

Depois de ter representado Portugal em Dublin, em 1993, com "Quando Cai a Noite na Cidade", Anabela voltou ao palco do Festival da Canção para cantar "Pra Te Dar Abrigo", tema composto por Fernando Tordo, músico que participou pela primeira vez no concurso há 50 anos.

A canção composta por Júlio Resende, parceiro musical de Salvador Sobral, foi a quinta a ser apresentada na primeira semifinal do Festival da Canção. "A inspiração desta música vem de um sonho. É um facto. Acho que nunca tinha dito nada tão piroso", disse o músico.

"Para Sorrir, Eu Não Preciso de Nada" foi interpretada por Catarina Miranda, mais conhecida por Emmy Curl.

A sexta artista a subir a palco foi Joana Espadinha (não, não é familiar do Vítor Espadinha). A cantora interpretou "Zero a Zero", tema composto por Benjamin.

Janeiro, compositor convidado por Salvador Sobral para participar no Festival da Canção, apresentou uma canção sem título. "Não me imagino na Eurovisão", atirou o cantor no vídeo de apresentação exibido antes de subir ao palco do Estúdio 1 da RTP.

Pela 16ª vez, José Cid participou no Festival da Canção da RTP. Este ano, o músico apresentou"O Som da Guitarra É a Alma de Um Povo" . "A inspiração de 'O Som da Guitarra É a Alma de Um Povo' é exactamente o título (...) a história do melhor povo do mundo", frisou o músico.

Francisca Cortesão apresentou também uma canção de amor. Joana Barra Vaz foi a intérprete escolhida para cantar o tema "Anda Estragar-me os Planos".

Depois foi a vez do tema Diogo Clemente. O compositor escolheuP eu Madureira para cantar "Só Por Ela". "A voz da pessoa que escolhi é uma extensão da alma. Vejo a música na Eurovisão", confessou.

Rita Dias levou o tema "Com Gosto Amigo" ao palco do Festival da Canção. Na canção, a vencedora de uma candidatura espontânea da Antena 1 recordou alguns dos artistas que marcaram a história de Portugal na Eurovisão.

JP Simões foi o 12º artista a pisar o palco. O músico apresentou o tema "Alvoroço".  "A minha preocupação foi fazer a melhor canção possível", frisou.

O último artista a atuar na primeira semifinal foi Maria Amaral , com "A Mesma Canção". O tema foi composto por Paulo Praça. "Foi uma espécie de inspiração divina", confessou o músico.

A semifinal deste domingo foi transmitida a partir do Estúdio 1 das instalações da Rádio e Televisão de Portugal, em Lisboa, e apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato. Já a segunda semifinal terá uma dupla feminina, com Sónia Araújo e Tânia Ribas de Oliveira a assegurarem o desfile das canções no dia 25 de fevereiro.

Susana Travassos, Lili, Sequin, Tamin, Daniela Onís, Diogo Piçarra, David Pessoa, Cláudia Pascoal, Rita Ruivo, Dora Fidalgo, Minnie & Rhayra, Peter Serrado e Maria Inês Paris vão atuar na segunda semifinal da seleção nacional.

Aline Frazão, Armando Teixeira, Benjamim, Bruno Cardoso, Capicua, Diogo Clemente, Diogo Piçarra, Francisco Rebelo, Fernando Tordo, Isaura, João Afonso, Jorge Palma, José Cid, JP Simões, Júlio Resende, Mallu Magalhães, Miguel Ângelo, Minta, Nuno Rafael, Paulo Flores, Paulo Praça, Tito Paris, Janeiro, Daniela Onis, Peter Serrado e Rita Dias foram os compositores convidados e os responsáveis por escolher o intérprete para a sua canção.

Em cada semifinal estão 13 canções em competição, sendo apurados sete intérpretes em cada evento. Nesse momento serão escolhidos os 14 finalistas que marcarão presença na final que irá decorrer no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, com vista a apurar o representante de Portugal no Festival da Canção de 2018, a realizar-se em Lisboa, no dia 12 de maio.

Os finalistas e os vencedores serão escolhidos com base no voto do público e dos jurados. Tal como em 2017, Júlio Isidro (ou 'Júri Isidro', com diz o próprio) volta a ser presidente do júri. Ana Bacalhau, Ana Markl, António Avelar Pinho, Carlão, Tozé Brito, Luísa Sobral, Sara Tavares e Mário Lopes vão ser os jurados do Festival da Canção.