Milhanas ("Corpo de Mulher"),  Syro ("Ainda nos Temos"), Inês Homem de Melo ("Fome de Viagem"), Pongo e Tristany ("Dégrá.Dê") e os Pepperoni Passion ("Código 30") conquistaram passagem à final do Festival da Canção esta segunda-feira, dia 7 de março, na segunda semifinal, transmitida em direto na RTP1, a partir dos estúdios da estação pública em Lisboa.

Na primeira semifinal, que decorreu no sábado, dia 5 de março, Os Quatro e Meia ("Amanhã"), Aurea ("Why"), FF ("Como É Bom Esperar Alguém"), Diana Castro ("Ginger Ale") e Maro ("saudade, saudade") conquistaram passagem à final do concurso nacional.

festival da canção

Na semifinal, além dos artistas em competição, atuaram também Capitão Fausto, Lena D’Água, Samuel Úria, The Legendary Tigerman e Chanel Terrero, a representante de Espanha no Festival Eurovisão da Canção deste ano.

Além do concurso, a emissão celebrou os 65 anos da RTP. A emissão arrancou com Eládio Clímaco, que recordou alguns dos momentos mais marcantes da história do canal.

Já The Legendary Tigerman - apresentado por  Eládio Clímaco como o "Homem tigre" - foi o primeiro artista a subir ao palco do Festival da Canção.

No final das atuações, Capitão Fausto, Lena D’Água e Samuel Úria homenagearam José Cid, cantor que celebra 80 anos em 2022. O músico também subiu ao palco do Festival da Canção para interpretar "20 anos" e "Um grande, grande Amor".

A segunda semifinal foi apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato.

As atuações da segunda semifinal:

“Solta a voz e canta” (tema escrito e interpretado por Os Azeitonas), “Uma mensagem tua (Cubita), “Fome de viagem” (tema composto por Pedro Marques e interpretado por Inês Homem de Melo), “Ainda nos temos” (Syro), “Código 30” (Pepperoni Passion), “Corpo de Mulher (Agir/Milhanas), “Ao lado de mim” (PZ/O Vampiro Submarino), “Pontas Soltas” (Fábia Rebordão/Jonas), “Mar no fim” (Blacci) e “Dégrá.Dê” (DJ Marfox/Pongo e Tristany) foram os temas apresentados na segunda semifinal.

Os Azeitonas - "Solta a Voz E Canta"

Os Azeitonas abriram a segunda semifinal do Festival da Canção e com uma tema que convida a dançar. Com cores coloridas, a atuação animou o público.

Cubita - "Uma Mensagem Tua"

Para apresentar o tema "Uma Mensagem Tua", a artista apostou num cenário em tons de vermelho.

Inês Homem de Melo - "Fome de Viagem"

Inês Homem de Melo apresentou uma canção alegre no palco do estúdio da RTP. Em palco, desfilaram várias malas de viagens com as cores da bandeira ucraniana.

Na letra da canção, a artista canta em oito línguas diferentes.

Syro - "Ainda Nos Temos"

Syro, voz de vários sucessos que tocam em loop nas rádios nacionais, foi o quarto artista a subir a palco e apostou numa atuação repleta de emoção.

Pepperoni Passion - "Código 30"

"Este é o nosso primeiro concerto. Dizemos depois como é que foi", gracejaram os artistas antes de da atuação. Para palco, os Pepperoni Passion levaram um bolo de aniversário e apostaram em jogos de luz.

Na letra da canção, a banda cita frases populares das redes sociais, como "tenho uma consulta às cinco".

Milhanas - "Corpo de Mulher"

Agir compôs o tema defendido por Milhanas, cantora que deu voz à canção do popular anúncio de uma cadeia de hipermercados ("Quem Trouxe"). Em palco, a artista conquistou o público com uma atuação intensa.

Vampiro Submarino - "Ao Lado de Mim"

"Esta canção representa um outro lado de mim. Aqui não sou o PZ sou o Vampiro Submarino", explicou o cantor. Acompanhado por um coro de quatro vozes, o artista apresentou "Ao Lado de Mim" no palco da segunda semifinal.

Jonas - "Pontas Soltas"

Fábia Rebordão escolheu Jonas para interpretar "Pontas Soltas". "O Jonas tem identidade", frisou a fadista no vídeo de apresentação da canção sobre "uma história de amor por resolver".

Em palco, Jonas esteve acompanhado por quatro bailarinos.

Blacci - "Mar No Fim"

"É uma história pessoal", contou Blacci antes da atuação. Em palco, a artista fez-se acompanhar por dois músicos.

pongo & Tristany - "Dégrá.dê"

O DJ Marfox escolheu pongo & Tristany para o tema "Dégrá.dê", a última canção a ser apresentada na segunda semifinal.

A primeira semifinal

Dos concorrentes aos apresentadores: a primeira semifinal do Festival da Canção em imagens

“Amanhã", “Why?”, “Ginger Ale”, “Como é bom esperar alguém” e “Saudade Saudade” foram as cinco canções apuradas, sábado à noite, na primeira semifinal do Festival da Canção.

“Amanhã”, um tema composto por Tiago Nogueira e interpretado pelos Quatro e Meia, “Why?”, de Aurea, “Ginger Ale”, com letra e música de Joana Espadinha e interpretação de Diana Castro, “Como é bom esperar alguém”, canção interpretada por FF, e “Saudade Saudade”, da cantora e compositora Maro, compõem o conjunto das cinco primeiras finalistas do evento.

FINALISTAS DA PRIMEIRA SEMIFINAL

Os Quatro E Meia - "Amanhã"

Aurea - "Why?"

Diana Castro - "Ginger Ale"

FF - "Como é Bom Esperar Alguém"

Maro - "saudade, saudade"

Dos 20 compositores participantes na edição deste ano, 16 foram convidados pela RTP e quatro (Pedro Marques, Pepperoni Passion, The Mister Driver e Tiago Nogueira (de Os Quatro e Meia) foram escolhidos através de concurso.

Nas semifinais, o peso das votações é repartido entre os espectadores e um júri, composto pelos cantores Dulce Pontes, Dino D'Santiago, Surma, Teresa Salgueiro e Tatanka, o ator Pedro Granger e o jornalista Miguel Cadete.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

A canção “Love is on my side”, composta por Tatanka e interpretada pelos The Black Mamba, venceu no ano passado o Festival da Canção, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Roterdão, nos Países Baixos.

As votações e o júri

Rumo a Roterdão: já estão escolhidos os primeiros finalistas do Festival da Canção
créditos: WWW.PEDROPINA.NET

Em cada semifinal serão escolhidas cinco canções para passarem à final. Nas semifinais, o peso das votações será repartido entre os espectadores e um júri cujos elementos foram escolhidos pela RTP.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio, em Turim, Itália.

Este ano, o painel de jurados é composto por  Dulce Pontes, representante de Portugal no Festival Eurovisão de 1991, Tatanka, vocalista dos The Black Mamba, Dino d'Santiago, Surma, Teresa Salgueiro, o apresentador e ator Pedro Granger e o jornalista Miguel Cadete.

Dos 20 compositores participantes na edição deste ano, 16 foram convidados pela RTP e quatro (Pedro Marques, Pepperoni Passion, The Mister Driver e Tiago Nogueira, de Os Quatro e Meia) foram escolhidos através de concurso.

A canção “Love is on my side”, composta por Tatanka e interpretada pelos The Black Mamba, venceu no ano passado o Festival da Canção, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Roterdão, nos Países Baixos.