Com ou sem disfarce, durante quatro dias a Exponor, em Matosinhos, é o espaço onde todos podem ser tudo, como frisa o slogan da Comic Con Portugal - "Be whatever you want". A quarta edição da maior convenção de cultura pop do país arranca esta quinta-feira, 14 de dezembro, e prolonga-se até domingo, dia 17.

Dos painéis com as estrelas do cinema e do pequeno ecrã aos expositores, a cultura pop é sempre a protagonista da Comic Con Portugal. O evento realiza-se há quatro anos na Exponor, na Leça da Palmeira, que para muitos dos visitantes - em 2016 foram 72 981 e este ano a organização quer ultrapassar o recorde, nem que seja só com mais uma pessoa - é, como cantam os Expensive Soul, a "terra mais bonita de Portugal" durante estes dias.

Em conversa com o SAPO Mag, Paulo Rocha Cardoso, da organização deo evento de cultura pop, sublinhou que a edição deste ano é uma das mais ricas em termos de conteúdos. "Este ano temos um grande dinamismo, especialmente com a indústria de cinema, televisão e de banda desenhada. Vamos dar a oportunidade a todos os visitantes de experimentarem aquilo que melhor se faz na cultura pop", defendeu.

"Toda a indústria de cinema, televisão, banda desenha, videojogos e literatura está em constante movimento e a Comic Con tenta promover a cultura pop. Muitas vezes perguntam-nos como escolhemos os conteúdos. É com muitas reuniões em conjunto com os parceiros e aí verificámos o que de melhor eles têm e o que querem promover. Nós sabemos muito bem quem gostaríamos de ter cá no evento - nós todos temos os nossos preferidos -, mas a indústria também se move mediante aquilo que tem interesse para eles. Se uma série vai ser cancelada ou se uma série vai ficar parada, a indústria não qualquer interesse em promovê-la", explicou Paulo Rocha Cardoso ao SAPO Mag.

Os atores Clark Gregg e Simon Merrells  foram as últimas confirmações para a edição deste ano da Comic Con Portugal, tendo sido anunciados dois dias antes do arranque da convenção. "A Comic Con Portugal em conjunto com a própria indústria tenta trazer vários talentos mas, muitas vezes, com as agendas, as produções e as possibilidades de voos não se torna fácil. Mas quando estamos mais próximos do evento, conseguimos saber como estão a correr as gravações, qual a possibilidade de virem e se conseguimos ajustar a vinda", explicou, justificando as confirmações de última hora.

Sondagem na Comic Con Portugal: Qual

Em conferência de imprensa, questionado sobre a possibilidade da edição de 2018 se mudar para outro local, Paulo Rocha Cardoso afirmou que a decisão não está fechada e que apenas no final do evento deste ano será analisada a questão.

"O programa da Comic Con começa a ser organizado com um ano de antecedência em conjunto com toda a indústria de cinema, televisão, banda desenha, videojogos e literatura. Começámos a preparar qual a tendência que a indústria quer promover no ano seguinte e como vamos fazer chegar ao público os conteúdos. No caso do cinema e da TV, o processo é mais longo: primeiro sabemos antecipadamente quais os filmes e séries que vão estrear, quais os conteúdos que os canais e distribuidoras querem promover e depois tentámos fazer os contactos para saber como será possível trazer os talentos, os atores", contou ao SAPO Mag.

Do ecrã para a Comic Con Portugal

Conhecido por vários filmes e séries maioritariamente associados à ficção científica, Edward James Olmos está confirmado para a área de Cinema & TV da Comic Con Portugal 2017, nos dias 14 e 15 de dezembro. O ator norte-americano vai voltar a interpretar Gaff, ao fim de 35 anos, em "Blade Runner 2049", a aguardada sequela do clássico de ficção científica de Ridley Scott. Edward James Olmos também integra o elenco de "The Predator" (2018) e continua a ser muito lembrado pelo seu papel de Almirante William Adama na série de culto "Battlestar Galactica". Nos últimos anos, participou em produções como "Dexter" ou "Agents of S.H.I.E.L.D".

Dominic Purcell é outra das estrelas que vai passar pela Exponor nos dia 16 e 17 de dezembro.  ator ficou conhecido ao dar corpo a Lincoln Burrows na série "Prison Break", tendo também participado em "The Flash" e "Lengends of Tomorrow".

No dia 17 de dezembro, Kirsten Vangsness vai ser uma das convidadas da Comic Con Portugal. A atriz que veste a pele de Penélope Garcia em Mentes Criminosas" vai conversar com os fãs às 11h30 no Auditório Principal e participar ainda numa sessão exclusiva de autógrafos no VIP Stage.

De

Daniela Ruah, que faz parte do elenco da série “Investigação Criminal: Los Angeles” desempenhando o papel da agente especial Kensi Blye, será outra das protagonistas no dia 17 de dezembro. A atriz iniciou a sua carreira no mundo da representação aos 16 anos, na televisão portuguesa, e aos 18 anos partiu para o Reino Unido para estudar na London Metropolitan University. Em 2007 mudou-se para Nova Iorque para iniciar a sua carreira internacional e estudar na Lee Strasberg Theatre and Film Institute.

Também no domingo, 17, os Clark Gregg e Simon Merrells também vão estar à conversa com os fãs na Comic Con Portugal. Conhecido por interpretar o Agente Phil Coulson no Universo Cinematográfico Marvel, o norte-americano Clark Gregg participou no filme "Os Vingadores" e nos últimos anos tem-se destacado como um dos protagonistas da série "Agents of S.H.I.E.L.D.".

Já o britânico Simon Merrells tornou-se mais popular pelo papel de Marcus Licinius Crassus na terceira temporada de "Spartacus", embora, tal como Gregg, conte com muitos outros desempenhos no pequeno e grande ecrã - como o mais recente, na série "Knightfall", do Canal História.

Batmobile: Carro oficial do Batman na Comic Con Portugal

Batmobile: Carro oficial do Batman na Comic Con Portugal

O carro do Batman, conhecido como Batmobile, ganhou a sua reputação como predador nas ruas de Gotham City. Presente no filme “Liga da Justiça”, o carro vai estar na edição de 2017 da Comic Con Portugal, que se realiza a 14, 15, 16 e 17 de dezembro na Exponor de Matosinhos.

"Esta máquina foi estimada para alcançar velocidades de até 329 quilómetros por hora. As imponentes capacidades de defesa do Batmobile são combinadas entre a velocidade, os sistemas secretos de armamento militar, sigilo e proteção ativa", frisa a organização em comunicado, acrescentando que "as características do carro poderão ser conhecidas ao vivo por todos os visitantes na Comic Con Portugal".

O novo Batmobile de "Liga da Justiça" estará pela primeira vez em Portugal.

"Star Wars": A força na Comic Con Portugal

Star Wars Os Ultimos Jedi

Este ano, a Comic Con Portugal arranca no mesmo dia em que chega às salas de cinema o filme "Star Wars: Os Últimos Jedi". Na Exponor, os fãs poderão encontrar um espaço com cerca de 500 metros quadrados dedicado à saga que começou em 1977 e que continua a ser um sucesso à escala planetária.

O Imperial Combat Assault Tank do filme “Rogue One: Uma História de Star Wars” com mais de quatro metros de largura, 2,20 metros de altura e a nave T-65 X-Wing com 11 metros de largura serão alguns dos destaques da área "Star Wars" na Comic Con Portugal 2017.

Ser (ou não ser) o Rei da Noite?

The Night King

"A Guerra dos Tronos" também não ficará de fora da Comic Con Portugal. Além da exibição do último episódio da última temporada, no dia 15, no Auditório C, os fãs da saga da HBO poderá assistir a um workshop sobre a caracterização do Rei da Noite (Night King).

"Para além de verem o Rei da Noite a vaguear pelo maior festival de cultura pop do país poderão também assistir a um workshop de caracterização proporcionado pelo SYFY com a presença da artista de caracterização Elena García", explica a organização.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.