Em declarações à agência Lusa, o vereador da Câmara de Águeda Edson Santos explicou que este ano vão ser utilizados cerca de seis mil guarda-chuvas para cobrir seis ruas da cidade, mais duas do que no ano passado.

"Isto começou há uns anos com a colocação dos guarda-chuvas em duas ruas e o impacto foi tão grande que começámos a alargar a mais ruas", disse o vereador, que tem a seu cargo os pelouros do Turismo, Comércio e Promoção do concelho.

Esta instalação artística, que já se tornou num cartão-de-visita de Águeda, integra o cartaz do AgitÁgueda, um festival promovido pela autarquia que já vai na 11.ª edição, num investimento de cerca de 500 mil euros.

Durante os 23 dias do festival, que contempla concertos, animação de rua, tasquinhas e outras atividades, a organização espera receber mais de 200 mil pessoas.

"As pessoas quando vêm atrás dos chapéus, acabam por conhecer outras coisas e o nosso interesse é que voltem noutras alturas do ano e conheçam melhor a cidade e o concelho", referiu Edson Santos.

Uma das novidades deste ano é uma residência artística com a participação de cerca de 40 artistas mundiais que, durante dez dias, vão trabalhar com os habitantes locais para conceber uma ópera.

O resultado deste projeto será apresentado publicamente no espetáculo "Grande Ópera Pública", agendado para o dia 19, às 19:00 no Instituto da Vinha e do Vinho.

Outro dos destaques são os concertos gratuitos que vão levar ao recinto deste festival, alguns dos mais conhecidos músicos e bandas, como António Zambujo (sábado, 2), Cock Robin (dia 9) e Ana Moura (dia 15).

Os encontros de Homem-Estátua e Fanfarras, a Feira de Artesanato, o Circo por Miúdos, ‘video mapping’, o Carnaval Fora d'Horas e o Colour Day, são outras das atividades previstas.

Com entrada gratuita e durante 23 dias consecutivos, o AgitÁgueda é dirigido a todos os públicos, com o objetivo de dinamizar o comércio tradicional, através de várias ações de promoção concelhia como o artesanato ou a gastronomia.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.