"Olá, bom dia. Tudo bem?", perguntámos a Peter Kingsbery, dos Cock Robin, no início da entrevista do artista ao SAPO Mag. "Tudo bem.. continuo vivo e isso já é bom", respondeu o líder banda que vai subir ao palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa (13 de março), e do Coliseu do Porto (14 de março).

Os concertos em Portugal foram o mote para a conversa, mas é impossível falar dos Cock Robin sem viajar até aos anos 1980, quando Peter Kingsbery, Anna Lacazio, Clive Wright e Lou Molino III conquistaram os tops mundiais. Com temas como "When Your Heart Is Weak", "The Promise You Made" ou "I Thought You Were On My Side", os norte-americanos conquistaram milhares de fãs e os versos dos principais sucessos continuam a estar na memória de muitos.

"Tenho as melhores memórias do início da nossa banda. Aliás, acho que as melhores memórias serão sempre do início... de quando íamos tocar em bares em Los Angeles. Isso foi antes de termos qualquer tipo de gravação ou de termos qualquer empresa a tentar mudar-nos ou a tentar transformar algo", começa por recordar Peter Kingsbery, em conversa com o SAPO Mag, frisando que "todos confiavam em todos".

"Eles [os restantes membros da banda] confiavam em mim. Era muito produtivo. Trabalhava em vários sítios para poder dedicar-me à música. Não era fácil ser músico nos Estados Unidos. Mas foi ótimo. Adoramos música", acrescenta.

"Quando vês com os teus próprios olhos que as pessoas começam a seguir a banda, a seguir a música que fazes e depois consegues chegar a uma rádio... isso depois muda. E nunca mais volta a ser assim, nunca mais volta a ser como nos primeiros dias", lembra o músico.

Na viagem pela história do grupo, o vocalista lembra que aconteceram várias mudanças na formação: nascida no início dos anos 1980, a banda separou-se em 1990 e voltou ao ativo em 2006. Em 2015, após a saída de Anna LaCazio, uma das vocalistas, Peter Kingsbery voltou a levar os Cock Robin até aos palcos - o projecto que perto do virar do século já tinha sobrevivido à passagem de quarteto a duo, tem também agora a voz de Coralie Vuillemin.

"Foram vários os momentos principais da nossa carreira, mas a primeira coisa que me vem à cabeça é o meu relacionamento com Anna LaCazio, que mudou. Foi um romance tórrido que deu origem a muitas letras", recorda. "E depois tivemos de fazer um segundo álbum e estávamos muito orgulhosos. Depois da popularidade ter chegado, conheci um dos meu letristas favoritas na época, o Bernie Taupin, que colaborava com o Elton John. Isso foi um dos pontos altos. Acho que conhecer e ser reconhecido por outros músicos e compositores, por outras pessoas que eu admirava... foi uma das maiores conquistas" confessa.

"Atualmente estamos a preparar um novo álbum, que se vai chamar 'Homo Alien'", conta ao SAPO Mag, lembrando que as canções do novo disco vão ser apresentadas nos concertos em Portugal. "Será o primeiro álbum com esta formação", lembra, acrescentando que são temas "para serem tocados para os amigos".

Além das novas canções, Peter Kingsbery promete que o alinhamento vai contar com todos os grandes êxitos, mas deixa um aviso: "Não sei o que vai acontecer até começar o concerto. Sei que os portugueses adoram as canções antigas e que estão dispostos a ir comigo ao futuro. Mostram essa vontade e não sinto que estou a torturar alguém".

"Adoro cantar. Nunca deixei de adorar. É uma coisa física e espiritual. Acho que nasci para fazer isto. E estou sempre feliz em palco", confessa o músico ao SAPO Mag, frisando que tem um momento preferido do concerto: "Tenho uma canção favorita para tocar ao vivo e acho que é uma das melhores dos Cock Robin. É 'The Promise You Made'. Tem um sentimento que ainda é partilhado pela maioria do público. O público gosta de outras coisas, como 'Just Around The Corner'. Mas acho que em 'The Promise You Made' há uma ligação porque há algo de especial nessa canção. É atemporal e fico feliz por continuar a tocar esse tema".

13 de março – Coliseu dos Recreios, em Lisboa
14 de março – Coliseu do Porto AGEAS

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.