
O ciclo, que vai decorrer até ao dia 27 deste mês, na Casa da Cultura de Beja, "debruça-se sobre a temática da Guerra Colonial, trabalhando com textos de poetas que, de alguma forma, viveram" aquele período da história de Portugal, explica a companhia, num comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a companhia, este ano, o ciclo, com encenação e direção de cena da atriz residente da Lendias d'Encantar Tatiana Rocha, divide-se em quatro partes e em cada uma delas será apresentado um "espetáculo único" com a visão de um poeta sobre a Guerra Colonial trabalhada por uma atriz e um músico.
Cada uma das quatro partes do ciclo vai incluir duas apresentações de um espetáculo, à sexta-feira e ao sábado, sempre a partir das 21:30, na Casa da Cultura de Beja.
Na primeira parte do ciclo vai ser apresentado, na sexta-feira e no sábado, o espetáculo "Do Outro Lado da Canoa", que tem por base a obra de Alda Espírito Santo, de São Tomé e Príncipe, trabalhada pela atriz Teresa Arcanjo e o saxofonista Pedro Rijo.
Na segunda parte do ciclo, a atriz Carminda Soares e o guitarrista João Nunes vão apresentar, nos dias 12 e 13, o espetáculo "Um desenho (revolução)", que "invoca a poesia" da portuguesa Ana Hatherly (na foto acima) "para trabalhar a ideia de revolução, guerra e memória".
O espetáculo "Presa Irregular", criado a partir do universo poético do português Francisco Assis Pacheco e que junta a atriz Xana Novais e o baixista António Aresta, vai ser apresentado nos dias 19 e 20, na terceira parte do ciclo.
Na quarta e última parte vai ser apresentado, nos dias 26 e 27, o espetáculo "Cobra", através do qual a atriz Maria R. Soares e o pianista Gabriel, "partindo da desconstrução" do ciclo de poemas 'Cobra' do português Herberto Hélder, "trazem a palco uma perspetiva animal sobre uma África dividida em dois".
Segundo o diretor artístico da Lendias d'Encantar, António Revez, citado pela companhia no comunicado, o ciclo "Um Ator Um Músico", que começou em 2009, tem "sofrido alguns ajustes de criação ao longo dos anos", mas mantém o objetivo inicial, ou seja, "a exploração da poesia" enquanto texto teatral e possibilidade de contar histórias em ligação com a música.
Comentários